Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Mundo Globalizado Até na Beleza Feminina

13 de setembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , | 4 Comentários »

Mesmo não sendo um observador atraído pelos eventos que são populares para a opinião pública de todo o mundo, como os concursos de beleza feminina, forçoso é reconhecer que eles são divulgados pela imprensa dos mais variados países. O que chama a atenção no que aconteceu em São Paulo, é que mesmo no conceito da beleza feminina há de se constatar uma globalização provocada pela disseminação instantânea das notícias por todo o globo. Ainda que o júri seja de representantes do mundo emergente, verifica-se que o inusitado está que entre as cinco finalistas ficou em primeiro uma angolana, em segundo uma ucraniana, em terceiro uma brasileira, em quarto uma filipina e em quinto uma chinesa.

Por mais objetivos que pretendam ser os jurados, é evidente que o conceito de beleza, sempre subjetivo, também se deslocou da Europa e do mundo desenvolvido para todos os continentes do globo terrestre. Foram confirmadas as derrubadas das barreiras dos preconceitos que existiam no passado, não se distinguindo as etnias, até com certa preferência pelo que se entendia como exótico há algumas décadas.

coroacaoolesia-StefankopriscilamachadoMiss-Philippines-2011-Shamcey-SupsupMiss-China-2011-Luo-Zilin

Misses angolana (Miss Universo), ucraniana, brasileira, filipina e chinesa

Deve-se reconhecer que se trata de um evento que procura atrair o máximo da audiência, tanto que uma emissora de televisão concorrente à promotora apressou-se a registrar que o evento acabou prejudicado na maior parte do mundo por não ter sido veiculado em inglês. E a vencedora se expressava em português, por ser da África lusófona, para um júri onde predominava os que entendem o idioma português ou espanhol.

Mas os que frequentam a imprensa impressa ou eletrônica, constatam que os veículos mais variados do mundo registraram o acontecimento, informando que o palco dos eventos estava no Brasil, o que não deixa de ser uma publicidade sempre interessante.

O mundo globalizado apresenta belezas variadas que estão sendo cada vez mais conhecidas. Mesmo os jovens dos países de clima temperado procuram hoje as colorações obtidas pelas incidências solares, nas praias tropicais.

A cultura está cada vez mais diversificada e a alegria espontânea das jovens do mundo emergente derruba os estereótipos que existiam no passado. O Brasil que se destaca no mundo pela acentuada mestiçagem de sua população deve-se sentir cada vez mais à vontade com este universo descontraído.

O que parece que necessita ainda ser superado é o exagero da preferência das modelos utilizadas nos desfiles de moda, onde as esbeltas e altas continuam exageradas. O mundo deve refletir, também nos seus padrões, o que é normal, mediano, real e humano, como é a população mundial.


4 Comentários para “O Mundo Globalizado Até na Beleza Feminina”

  1. Tiago
    1  escreveu às 18:27 em 19 de setembro de 2011:

    Não sei não hein sr°Paulo Yokota, veja de perto a foto e verá que a Miss Universo tem traços finos com nariz parecido a aquilino, lábios finos, tem cabelo liso nem sei se fez alisamento ou é natural mesmo.

    Enfim, mais parece uma europeia pintada de preto, do que uma africana mesmo. Sem preconceito algum, mais isto é o que vejo.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 22:03 em 19 de setembro de 2011:

    Caro Tiago,

    É claro que é um preconceito seu. Inicialmente preto é cor e não raça que é negra. Depois a África é muito grande, um continente, havendo na parte junto ao Mediterrâneo povos de etnia árabe. Os africanos que vieram para o Brasil são alguns, outros foram levados para os Estados Unidos e para os Caribes. São muitas tribos com características diferentes, havendo alguns mais altos, outros mais baixos, por exemplo. E parece útil ter a consciência que os dados disponíveis mostram que os primeiros seres humanos nasceram na África e de lá imigraram para o resto do mundo, inclusive a Europa.

    Paulo Yokota

  3. fernando
    3  escreveu às 15:59 em 23 de abril de 2013:

    Poderiam fazer uma matéria sobre o conceito de beleza em geral na Ásia. Não sei em relação à beleza feminina, mas em relação à beleza masculina o conceito é bem diferente no Oriente e no Ocidente. No Ocidente se valoriza muito os homens com músculos, as estátuas gregas refletem bem isso. No entanto, as antigas estátuas indianas mostram figuras andróginas, que valorizam mais a proporção e o equilíbrio das formas. Nos mangás japoneses o galã também costuma apresentar essas características, indicando que esse é um conceito de beleza bem difundido na Ásia.

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 09:11 em 24 de abril de 2013:

    Caro Fernando,

    Não sou especialista no assunto, mas vou verificar se encontro algo sobre o assunto, mas não é o foco das minhas preocupações.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: