Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Princípios da Filosofia de Confúcio

1 de setembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, webtown | Tags: , , ,

O governo chinês utiliza hoje o Instituto Confúcio para a divulgação de sua cultura, à semelhança do que fazem países europeus, como a França com sua Aliança Francesa, a Alemanha com seu Instituto Goethe, entre outros. Existe em Beijing um templo Confúcio que é muito visitado pelos turistas chineses e estrangeiros, sendo que alguns consideram até como uma religião, mas é mais conhecido como uma filosofia. Seus ensinamentos influenciaram não somente a China como os principais países asiáticos como o Japão, a Coreia e o Vietnã.

Este filósofo nasceu no ano 551 a.C. e faleceu no ano 479 a.C. na antiga China e muitos dos seus muitos ensinamentos deixados em vários documentos, entre eles os reunidos no Analectos de Confúcio que são adotados até hoje, não se restringindo somente à China, mas espalhados pela Ásia, principalmente. Seus princípios podem ser resumidos como a lealdade à família, consideração aos antepassados e respeito aos idosos, que acabam determinando uma sociedade organizada hierarquicamente pela idade e pelo conhecimento. Os professores acabam sendo considerados socialmente, como todos os transmissores do conhecimento. Seu princípio até hoje muito utilizado é: “não faça aos outros o que não deseja que seja feito para si mesmo”.

200px-Confucius_Tang_Dynasty5442497348f20f99f29c38

Confúcio ensinando, retratado por Wu Daozi / Estátua em frente ao Templo de Confúcio, em Beijing

Nem sempre seus ensinamentos foram muito respeitados, como na China no período da Revolução Cultural, que entendia que eles eram retrógrados. Mais recentemente, o governo está entendendo que seus ensinamentos expressam o que há de melhor na cultura chinesa, tanto que está espalhando unidades do Instituto Confúcio pelos diversos países do mundo. Tanto para divulgar a sua cultura como proporcionar o ensino do mandarim.

Muitos entendem que os respeitos aos idosos, aos pais, aos professores que se observam nos países asiáticos, como o Japão e a Coreia, decorrem das influências dos seus ensinamentos, que são anteriores aos de Cristo. É preciso entender que na Ásia existem sobreposições de ensinamentos filosóficos, como os que decorrem do taoísmo, budismo ou xintoísmo, pois não sendo monoteístas algumas de suas religiões, práticas diferentes são adotadas simultaneamente, dependendo da ocasião.

Alguns atribuem o elevado valor dado à educação como decorrente também dos ensinamentos de Confúcio, bem como a dedicação ao trabalho como muitos outros valores morais considerados mais relevantes na Ásia. Como em filosofia e na religião cada um tem as suas convicções, o que parece recomendável é que haja tolerância com a dos outros, para uma convivência mais harmoniosa entre os seres humanos.

Em muitos casos, estes ensinamentos acabam se estendendo também para os animais, vegetais e até para outros objetos considerados inanimados, ou o que hoje se considera meio ambiente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: