Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Publicidade da China na Folha de S.Paulo

7 de setembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Os jornais estão sendo utilizados para incluir suplementos com informações concentradas nos assuntos que interessam ao intercâmbio com outros países. Assim, a Folha de S.Paulo, por exemplo, publica semanalmente um suplemento com artigos gerais selecionados do The New York Times, mensalmente da Gazeta Russa com assuntos relacionados com a Rússia e hoje apresenta um suplemento publicitário de 8 páginas sobre a China, incluindo anúncios da Jac Motors que vem importando automóveis chineses, programada para produzir no Brasil a partir de 2014. Os países que não o fazem acabam ficando com menos espaços nestes jornais.

O suplemento sobre a China mostra dados sobre o intercâmbio da China com o Brasil, onde fica claro que exportamos muitos produtos primários, enquanto nas importações predominam os produtos industrializados, mas o saldo continua a favor dos brasileiros. Enfatizam-se a cooperação bilateral no lançamento dos satélites com o uso dos seus portadores, os foguetes de longo alcance. Bem selecionadas, as matérias escolheram os aspectos que mereceram destaque na imprensa internacional, com os ótimos resultados da educação que vem sendo alcançada em Xangai.

porto de xangai

Porto de Xangai, o maior do mundo. Foto: Anamuna

Outro artigo mostra que a China já é a maior produtora de veículos no mundo, tendo quase o dobro da produção japonesa e mais do que isto da produção dos Estados Unidos, com uma grande expansão no passado recente. Também mostra que Xangai já é o maior porto do mundo, havendo uma sensível melhora na infraestrutura indispensável para o comércio internacional.

Mostra numa matéria que o seu crescimento econômico permite visualizar para o futuro próximo atingir a liderança mundial, ainda que devido da dimensão de sua população a sua renda per capita continue modesta. Reporta, rapidamente, a política governamental que procura melhorar o padrão de vida de sua população, com a interiorização do seu desenvolvimento, utilizando mais do mercado interno como alavanca para o seu crescimento.

De forma geral, o suplemento está bem elaborado, concentrado nas informações relevantes, que mesmo sendo de conhecimento de um público especializado, ainda não o é da opinião pública brasileira. Ainda que seja publicitário, nota-se a preocupação de dar uma conotação mais ampla, colocando o intercâmbio bilateral do Brasil com a China como ponto fundamental, onde a atividade da JAC só aparece nos anúncios.



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