Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Valor Econômico Enfatiza Sustentabilidade

26 de setembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

As empresas, mesmo no atual quadro de incertezas econômicas em todo o mundo, preocupam-se com suas imagens relacionadas às atividades que procuram sustentabilidade. Como consequência, o jornal Valor Econômico publica um caderno especial sobre os negócios sustentáveis, com artigos sobre vários setores empresariais, bem como uma publicação setorial sobre a construção civil, tendo com lide a base sustentável, com foco em novos processos e materiais.

O artigo principal nos negócios sustentáveis refere-se os investimentos no uso da biodiversidade brasileira, para a produção industrial, num artigo de Sergio Adeodato. Informa-se que a Medida Provisória 2186/16 provocou uma queda dos pedidos de patentes de biotecnologia no Brasil de 1.030 em 2001 para 356 em 2010 diante dos riscos e incertezas que foram criados. Setores de governo estariam preocupados com a situação, procurando um consenso para uma nova legislação, num setor onde o Brasil deveria estar deslanchando.

LastScan

Algumas matérias publicadas enfatizam os avanços que estariam sendo prejudicados nas pesquisas relacionadas à saúde, que poderiam aproveitar muitos produtos da biodiversidade brasileira na produção de medicamentos, alguns conhecidos pelos índios e não disseminados para todo o povo brasileiro. Bem como outros, cujos princípios ativos já são conhecidos, mas que ainda não estimularam uma importante indústria farmacêutica brasileira.

A construção civil brasileira, mesmo passando por um sensível crescimento nos últimos anos, inclusive no segmento para atender a nova classe média brasileira, ainda não incorporou inovações que já estão sendo adotadas em países que atendem em grande volume e custos baixos estes segmentos.

Algumas iniciativas existem, mas ainda são modestas com as que podem ser observadas em outros países. Na medida em que se registram elevação dos custos dos recursos humanos, nota-se que estão sendo aceleradas as iniciativas nestes aspectos, com preocupações de sustentabilidade.

As preocupações energéticas que estão fortes em todo o mundo mostram que existem possibilidades de sistemas inteligentes que permitam um aproveitamento mais racional da energia, incluindo a solar e a eólica, além do uso intensivo da informática. Algumas empresas já estão obtendo resultados expressivos com o uso de novas técnicas, ao mesmo tempo em que elevam a imagem com que contam no mercado.

O volume da infraestrutura para atender eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, num prazo restrito, devem estimular a absorção de tecnologias já aplicadas em outros países, com as adaptações indispensáveis para as condições brasileiras. É fazendo que se aperfeiçoam as tecnologias e os sistemas hoje mais complexos que consideram o conjunto de fatores envolvidos, perseguindo objetivos múltiplos.

A criatividade e a flexibilidade dos empresários brasileiros devem facilitar este processo, acelerando a sua absorção, pois muito do necessário já foi experimentado em outras localidades, exigindo apenas uma tropicalização das mesmas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: