Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Formação da Comunidade Asiática em Andamento

23 de outubro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , | 2 Comentários »

Parecem cada vez mais fortes os indícios que se esboça a formação de uma Comunidade Asiática superando os problemas políticos passados, diante das conveniências da integração comercial. O China Daily publica hoje dois artigos que caminham estas direção, reforçando o que já tinha se procurando efetuar com diversas medidas tomadas por diversos países.

O Japão, por exemplo, no seu Ministério dos Negócios Estrangeiros optou pela decisão de chamar os seus arquivos de documentos históricos de Arquivos Históricos ASIÁTICOS, ainda que sejam os que foram acumulados pela sua diplomacia desde a Era Meiji, e se refiram aos relacionamentos com todo o mundo, inclusive com o Brasil. As dificuldades econômicas dos Estados Unidos e da Europa parecem estar estimulando iniciativas desta natureza, que não ocorrem somente no campo diplomático e político, como até nos meios acadêmicos, e possivelmente estão se estudando os inconvenientes que se observam na Comunidade Europeia, com a sua moeda única.

Apesar das dificuldades históricas decorrentes dos conflitos passados e presentes, notam-se esforços das autoridades, principalmente chinesas, para a criação de mecanismos de tratados de livre comércio com seus vizinhos. Visaria neutralizar as dificuldades de comércio exterior que deve ocorrer nos próximos anos com as longas dificuldades enfrentadas pelos Estados Unidos e pelos países europeus.

A reunião da China com os representantes da ASEAN – seus vizinhos do Sudeste Asiático – mostram que o comércio entre eles veio crescendo a surpreendente taxa de 37,5% ao ano desde 1991 até 2010, tendo triplicado neste período. Isto é facilitado pela presença maciça de comerciantes chineses nestes países, onde chegam a representar a elite comercial e cerca de um terço da população em muitos casos.

O primeiro-ministro chinês fez um importante pronunciamento no evento que marcou o sétimo aniversário do Comitê de Amizade Sino-Japonesa para o Século XXI,


2 Comentários para “Formação da Comunidade Asiática em Andamento”

  1. Karina
    1  escreveu às 09:45 em 24 de outubro de 2011:

    Pelo jeito estao criando os EUA (Estados Unidos da ÁSIA) liderados pela China.
    É inevitável, já que há muito intercâmbio cultural.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:40 em 24 de outubro de 2011:

    Cara Karina,

    O mais provável é que haverá uma comunidade com livre comércio, pois nos países asiáticos há grandes diferenças etnicas, mesmo dentro da China que tem cerca de 35 etnias diferentes. Ainda que muitos países como a Coreia e o Japão tenham recebidos influências culturais, não se pode desprezar as diferenças étnicas, que acabam dificultanto a integração, diferente do Brasil que recebeu diferentes raças e conseguiu uma miscigenação que não é comum no mundo.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: