Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças Observadas no Centro de Tóquio

26 de outubro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Muitos turistas estrangeiros evitam visitar o Japão neste outono do Hemisfério Norte temendo os efeitos provocados pelos acidentes naturais, como o terremoto seguido do tsunami. Já noticiamos que os hotéis estão fazendo promoções especiais diante deste fato, pois os riscos voltaram aos níveis normais e anteriores. Mas outros aspectos surpreendem aos que estão acostumados com Tóquio, pois notam que as restrições às iluminações não mais existem, e pelo contrário, como noticiou o jornal econômico Nikkei de hoje, novos empreendimentos remodelaram o centro tradicional da capital japonesa, oferecendo novos atrativos na região de Ginza, com preços convenientes. As remodelações imobiliárias que já estão prontas e outras em aceleradas construções surpreendem até mesmo os que recebem notícias sobre elas.

A loja de Departamentos Hankyu Hanshin lançou um exuberante Hankyu Men´s com uma dimensão que não se encontra em nenhuma metrópole do mundo, com as mais conhecidas grifes masculinas internacionais. Tais estabelecimentos costumam atrair as clientes que são melhores consumidoras, e, para elas, ao seu lado foi instalado o Lumine, tendo no meio um moderno relógio que lembra a atração de Praga, na República Checa, que é antiga. Tudo isto renovou o varejo de luxo na parte mais central de Tóquio, que ganha um novo brilho, sem esquecer as partes culturais atuais.

Nni20111026D26HH298121644

Não existe mais a restrição à iluminação pública e mesmo aos anúncios luminosos que tornaram Ginza conhecida no mundo, e uma grande movimentação das pessoas indica que isto apresenta boas perspectivas numa economia que parecia demorar em aquecer, mostrando que a reconstrução econômica acaba ativando todo o país. O crescimento japonês, no atual quadro mundial, acaba ficando mais destacado diante dos problemas das economias dos Estados Unidos ou de Europa.

Todo o distrito vizinho de Marunouchi, onde havia muitos bancos e empresas do grupo Mitsubishi, também já foi remodelado, e os últimos trabalhos se concentram na estação central de Tóquio, que não foi destruída nos bombardeios do final da Segunda Guerra Mundial. Lá, os japoneses executam um trabalho impressionante, mantendo a construção histórica por cima, ao mesmo tempo em que adicionam andares por baixo, elevando todo o edifício mantendo a famosa estação. Só pode se acreditar depois de terminada a obra, pois este projeto pode ser considerado fantástico no mundo da construção civil. No momento, existem tapumes, mas o velho telhado é possível ser visualizado.

Uma parte de Marunouchi já estava concluída com um esplêndido novo arranha-céu onde se concentram bons restaurantes de Tóquio, e todo o conjunto de edificações culturais da Prefeitura, que dá um novo panorama ao longo da linha férrea, que inclui a do Shinkansen. Por baixo, diversas linhas de metrô, que certamente superam cinco níveis que cruzam a região, criando um complexo que só se pode avaliar visitando. Uma nova cidade subterrânea liga Tóquio, de Otemachi até Shimbashi, por muitos quilômetros quadrados. E com milhares de entradas para os andares subterrâneos das centenas de prédios de toda a região.

Quem visitou Tóquio no ano passado, como eu fiz, pode voltar a esta parte imensa da cidade e não vai reconhecer mais nada. As tradicionais lojas como Mitsukoshi, Matsuya, Wako, Matsuzakaya, Printemps estão radicalmente remodeladas. É uma nova cidade, com ruas totalmente remodelas e novas passagens subterrâneas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: