Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novos Motivos Para Aumento das Tensões com a China

29 de outubro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , ,

Tem se noticiado com frequência os atritos no Mar do Sul da China, dos chineses tanto com os japoneses, filipinos, vietnamitas e os taiwaneses, principalmente, com o aumento da presença da marinha daquele país na rota vital para o seu abastecimento. Acrescentam-se as potencialidades de recursos naturais disponíveis nestas áreas como as apontadas pelo Financial Times, num artigo escrito por Ben Bland, Leslie Hook e Sheila McNulty. A norte-americana ExxonMobil descobriu na costa do Vietnã gás potencialmente significante nas concessões de pesquisas conquistadas, mas estão em áreas reclamadas pela China, e tanto esta empresa como a BP sofrem pressões para suspenderem suas pesquisas.

Todos os assuntos na imprensa internacional que envolven a China são sempre controvertidos. Mas o Vietnã, por intermédio de sua empresa estatal PetroVietnam, concedeu o bloco conhecido como 118 para a ExxonMobil, dentro dos limites de 200 milhas aceitas internacionalmente, ainda que reclamada pela China. Esta estatal vietnamita vem reclamando que navios chineses provocam constrangimentos e danos para os navios do seu país que efetuam pesquisas, mais de uma vez.

untitledimagesCAMR1ODGPetroVietnam_logo

Estes blocos, como os de números 117 e 119, são promissores, segundo os especialistas, ficando na costa de Danang, na região central do Vietnã. O comunicado da ExxonMobil não fala da dimensão do campo, mas os que trabalham na área comentam sobre expressivas reservas, baseados nas análises dos dados obtidos.

A China reclama estes mares também com Brunei, Malásia, Filipinas e Taiwan, além do Vietnã. Isto se soma aos muitos atritos já registrados no passado, aumentando as tensões na região, segundo o artigo. Os documentos diplomáticos americanos informam que as pressões sobre a ExxonMobil já se registram há alguns anos.

Quando se trata de petróleo e gás, as tensões acabam se elevando, pois são vitais para os interesses de diversos países envolvidos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: