Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pianistas Asiáticas de Música Clássica

19 de outubro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Os artistas de música clássica são universais, ainda que tenham começado seus estudos nos países onde nasceram. O jornal de circulação internacional Financial Times destaca, num artigo escrito por Andrew Clark, a pianista japonesa Mitsuko Okada, que reside em Londres e se consagrou na Europa. Mas recentemente tem havido uma verdadeira avalanche de artistas chineses de música clássica, pois seus ouvidos parecem treinados para ouvirem variados tons desde a infância, como os que são usados nas comunicações até verbais na China.

A entrevista ocorreu num pequeno restaurante usado pelos artistas na movimentada Kensigton Church Street. Mitsuko Uchida já está com 62 anos, mas não aparenta. Ela nasceu em Atami, mudou-se para a Europa aos 12 anos acompanhando seus pais e estudou em Viena, para muitos a Capital da música clássica. Consagrou-se na Inglaterra onde recebeu o título de Dame Commander da Ordem do Império Britânico. A sua fama está associada aos vienenses, como Mozart, Beethoven, Schubert, mas também a Schumann, Debussy, Schoenberg.

DanPorges7218

A pianista Mitsuko Uchida em bela foto de Dan Porges

Ela excursiona pelo mundo desenvolvido da música clássica, tocando nas salas mais consagradas. Mas monitora também os jovens músicos. É uma cidadã do mundo, conservou o japonês, foi educada musicalmente em alemão e influenciada pelo inglês. Ela se sente mais europeia neste mundo globalizado, sentindo a tolerância londrina, uma cidade cosmopolita.

Ela continua sendo um ícone para os jovens japoneses que adoram a música clássica, mas não tem mais familiares no Japão. Muitos de sua família também estão globalizados, e ela continua admirando a simplicidade dos japoneses e a capacidade de suportar sofrimentos, mas também é crítica sobre muitos dos seus comportamentos que beiram a vulgaridade.

O autor da entrevista observa que ela é uma verdadeira artista, com seus méritos e agudo espírito crítico, inclusive sobre o seu próprio trabalho que exige muito treinamento, como o pedido de 10 anos para julgar até os jovens que estão se consagrando no cenário musical internacional, como o pianista chinês Lang Lang.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: