Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Problemas Com as Pequenas e Médias Empresas Chinesas

23 de outubro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , | 2 Comentários »

Um artigo distribuído pela prestigiosa Project Syndicate, escrito pelo diretor do Centro de Pesquisas Econômicas da Universidade de Pequim, Yao Yang, mostra que também na China as pequenas e médias empresas estão sofrendo dificuldades de obtenção do crédito, no momento em que as autoridades restringem a mesma diante da expansão da pressão inflacionária. Isto já ocorria nos períodos normais quando as autoridades não restringiam os bancos. As condições atuais estão sufocando o coração do dinamismo daquela economia, segundo o autor.

Na cidade de Wenzhou, na parte Sul da província de Zhejiang em que a economia privada é mais livre, o financiamento informal é muito volátil. Diversos emprestadores que contam com muitos depósitos ficaram com inadimplências que preocuparam o premiê Wen Jiabao na sua visita à região. As reservas internacionais da China elevam-se cerca de US$ 1 bilhão por dia comercial, que acaba sendo parcialmente usado para a compra de títulos do tesouro norte-americano. Muitos podem achar que os empréstimos internos da China tenham menor rentabilidade, mas elas proporcionam cerca de 10% ao ano desde 1990, como mostram os estudos efetuados.

45368555

Cidade de Wenzhou, na província de Zhejiang

A pesquisa mostrou que somente 10% das pequenas e médias empresas chinesas conseguem financiamentos dos bancos, quando na média destas empresas no mundo estes financiamentos atingem o seu dobro, sendo que seus países não conseguem as reservas externas chinesas. Os governos locais estimulam que os empréstimos sejam feitos para a construção da infraestrutura. O Banco Central chinês informou que um terço dos créditos de US$ 2,2 trilhões é dos bancos sujeitos às autoridades locais que os destinam num percentual de 30 a 40% para os projetos de infraestrutura. Os quatro maiores bancos da China controlam 60% destes recursos, mais que nos Estados Unidos, e para economizarem custos eles emprestam para as grandes empresas. As pequenas e médias empresas utilizam o cartão de crédito no exterior, o que não existe na China. Em algumas regiões da China, os empréstimos informais chegam a se igualar aos formais.

Do ponto de vista dos depositantes, a decisão que tomam é racional, pois os bancos pagam menos por eles, apesar dos riscos maiores diante das inadimplências. Nos últimos 20 anos, as autoridades chinesas procuram restringir o setor financeiro informal, mas não o tem conseguido. Alguns economistas propõem que as remunerações dos depósitos correspondam aos resultados das aplicações de forma a minorar a situação das pequenas e médias empresas.


2 Comentários para “Problemas Com as Pequenas e Médias Empresas Chinesas”

  1. Problemas Com as Pequenas e Médias Empresas Chinesas | TravelSquare
    1  escreveu às 22:10 em 23 de outubro de 2011:

    […] Problemas Com as Pequenas e Médias Empresas Chinesas Um artigo distribuído pela prestigiosa Project Syndicate, escrito pelo diretor do Centro de Pesquisas Econômicas da Universidade de Pequim, Yao Yang, mostra que também na China as pequenas e média… […]

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 22:19 em 23 de outubro de 2011:

    Senhores,

    Obrigado pela menção.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: