Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento da Obesidade entre os Asiáticos

14 de novembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, Saúde, webtown | Tags: , , | 2 Comentários »

 

Por: Paulo Yokota Seção: Gastronomia e Saúde, Editoriais e Notícias, WebTown Tags:

Os visitantes recentes da Ásia notam, com espanto, o sensível aumento da obesidade entre os asiáticos, quer seja de crianças como dos adultos. Tudo indica que está havendo um substancial aumento nos últimos anos, com o consumo dos chamados “junk food” entre os jovens, como a adoção de hábitos alimentares do Ocidente, sem uma adequada adaptação ao estilo de vida mais saudável que se observava no passado. O assunto mereceu, inclusive, uma importante matéria no jornal Nikkei de hoje.

Muitas interpretações são dadas ao fato de mais de 30% dos homens japoneses e 20% das mulheres já serem obesos, tendendo a se transformar em uma calamidade pública, como também se observa em muitos países emergentes que estão consumindo mais calorias. Os japoneses continuam consumindo alimentos rapidamente e muitas vezes ao dia, inclusive à noite, com produtos mais calóricos e as disponibilidades de transportes coletivos como o metrô estão exigindo menos caminhadas. Alguns procuram manter os hábitos alimentadores mais saudáveis, com menos sal e gordura, muitos produtos marinhos, legumes e frutas, mas as massas e as carnes estão mais presentes nos cardápios, inclusive com maior consumo do açúcar. O simples consumir tudo isto com mais vagar não parece ser a solução mais razoável ainda que ajude, pois se notam nos transportes coletivos pessoas que já podem ser consideradas portadoras de obesidade mórbida, sem que operações radicais sejam feitas como em outros países.

Nni20111114D14HH133123532

É claro que um grande conjunto de medidas precisa ser tomado para evitar estas obesidades, desde o consumo maior de fibras que acabam demandando mais tempo nas refeições atendendo os aspectos psicológicos dos seres humanos que não se sentem satisfeitos, bem como a volta aos hábitos do período em que ainda eram pobres do ponto de vista econômico. Suas condições melhoraram, mas parecem ter absorvidos hábitos ocidentais condenáveis na alimentação ocidental.

Nas classes sociais mais informadas, parece que se tomam os devidos cuidados nas alimentações, mas as grandes massas das populações que estão ingressando no mercado parecem incorporar hábitos perniciosos, consumindo mais produtos fritos e gordurosos, ao lado de uma quantidade crescente de massas. Se de um lado agradam facilmente o paladar, também há o consumo exagerado de obentôs (tipo de caixa que contém uma refeição completa), como por exemplo entre os japoneses, que sempre contam com produtos calóricos.

O que preocupa é a velocidade com que isto está se processando, com uma grande massa de jovens tendo hábitos inconvenientes, permitindo antever que enfrentarão sérios problemas de saúde. Outro detalhe que se observa é a exagerada utilização de bugigangas eletrônicas, inclusive quando se alimentam, e as leituras mais substanciais de livros estão sendo substituídos pelas notícias telegráficas, e jogos de diversão.

E o que é observado no Japão tende a se propagar rapidamente por toda a Ásia, ampliando as preocupações, pois são grandes contingentes de populações astronômicas que acabarão necessitando de complexas assistências médicas de todas as naturezas decorrentes das obesidades como o diabetes, problemas cardíacos e circulatórios, ortopédicos e muitos outros.

Os benefícios dos hábitos saudáveis, como o intenso consumo de peixes crus, legumes e frutas saudáveis, com temperos leves, parecem coisas do passado, ou de somente uma parcela da minoritária da população, pois seus custos são normalmente mais elevados, e necessitam de perspectivas mais longas sobre a vida.


2 Comentários para “Aumento da Obesidade entre os Asiáticos”

  1. Egregora
    1  escreveu às 01:25 em 15 de novembro de 2011:

    Sr. Yokota,
    É verdade que os asiáticos estão mais gordinhos e os fatores para esse aumento de peso são muitos. Mas acredito a causa alimentar tenha pouca influência porque eles consomem massas e frituras há muito tempo. Lámen, soba e udon são massas que normalmente são acompanhados de tempurás. Lámen são cheios de gorduras “pesadas” em seus temperos e molhos. Eles consomem também carnes suínas em forma de “katsudon” ou feitos a milanesa com alto valor calórico. O problema dos asiáticos é pouca atividade física, o excesso de saquês e cervejas. Alimentação não é.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 07:56 em 15 de novembro de 2011:

    Caro Egregora,

    A minha vantagem de observador é acompanhar a alimentãção dos japoneses, tanto os populares como os sofisticados, ha cerca de 50 anos. O que posso constatar é o AUMENTO do consumo de frituras (é incrível, pois reduziu-se os cozidos principalmente no vapor, e aumentou-se os consumos de produtos importados do Ocidente, como os hamburgers e os da Ásia, da China e da Coreia, sempre nas formas mais pesadas, que são sem dúvida mais saborosos) e massas na forma de pães, macarrãos do tipo italiano, café da manhã acompanhada de ovos e frios), bem como houve um aumento dos bentôs vendidos nas lojas de conveniência. Conheço o que era consumido pelos japoneses nas estações de trens, mas eram em quantidade menores. Poucos bentôs não trazem frituras. Os udons, sobás, lámens etc. que sempre foram consumidos rapidamente, muitos em pé, estão se reduzindo, bem como os “kare raisu”. A melhoria do padrão de vida dos japoneses introduziram novos hábitos alimentares, como o pão no café da manhã. Os family restaurants consomem massas com molhos italianos, quando os udos e sobás não utilizavam molhos gorduros. Acredito que o hábito do consumo de cervejas, acompanhados de yakiniku gordurosos aumentaram, como de outros petiscos salvados e caloricos. Mesmo na culinária do cotidiano das famílias nota-se o aumento de calorias, como nos muitos programas de TVs que ensinam pratos novos, muitos adaptados do Ocidente. Concordo que a atividade física dos japoneses diminuiu, pois as estações dos metrôs são mais abundantes, e eles caminham menos. Fazer força, nem pensar, pois existem máquinas, equipamentos e veículos para tudo. A agricultura está altamente mecanizada, pois a mão de obra tornou-se muito custosa, e está sendo exercida somente pelos idosos. O tempo de lazer não esportivo dos japoneses parece ter aumentado, e as crianças estão com péssimos hábitos do junk food em frente à TV ou utilizando jogos eletrônicos.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: