Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Respeitável Produção Acadêmica da FEAUSP

29 de novembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

Acabou de ser lançado pela Editora Saraiva “O Brasil e a Ciência Econômica em Debate”, compreendendo o primeiro volume com o título “O Brasil do Século XXI” e o segundo volume com o título “O Estado da Arte em Economia”. Ambos foram coordenados pelo professor Antonio Delfim Netto e organizados pelos professores Pedro Garcia Duarte, Simão D. Silber e Joaquim J.M.Gulhoto. Os artigos constantes destes livros correspondem aos trabalhos apresentados nos seminários que vieram sendo efetuados no Departamento de Economia da FEA-USP desde 2007, que chegam próximo a 50 sessões supervisionadas pelo professor Delfim Netto. Todos os artigos foram discutidos nos seminários e sofreram à apreciação crítica de dois outros economistas e exigiram imensos trabalhos para chegarem à forma adequada para a sua publicação, que demandou um bom tempo.

Todo este trabalho exigiu um cuidadoso processo de revisões e alguns artigos podem sofrer as limitações dos profundos aperfeiçoamentos que estão ocorrendo recentemente nos conhecimentos econômicos, diante das crises que afetam o mundo e acabam exigindo novas colocações. Mas todos merecem as mais profundas considerações por tratarem de temas que permitem uma visão mais abrangente, como sempre foi a marca da FEA-USP. Lá, convivem acadêmicos que adotam variadas posições, com suas visões que podem ser completadas pelos leitores com novas leituras, permitindo uma compreensão humanística, que não se restringe às especializações econômicas.

PYKazuPYKazu2

Todo este processo visou aproveitar a experiência do professor Delfim Netto, não só decorrente de sua constante leitura das contribuições acadêmicas mais atualizadas em todo o mundo, como de sua aplicação no exercício da política econômica brasileira, bem como análise do que vem ocorrendo em outras partes do mundo, bem como em todo o universo globalizado.

Com o espírito jovem, aberto e pragmático do professor Delfim Netto, os seminários ganharam a contribuição de um colega como dos muitos doutorandos e outros que conquistaram títulos acadêmicos recentemente, tendo enriquecido seus cabedais em muitas instituições do exterior. Mas a prova do pudim é quando se come, como ensinava Joan Robinson, e é na aplicação na complexa realidade é que vai se avaliar a validade de algumas teorias, com a honestidade do profundo conhecimento dos instrumentos que estão sendo utilizados, como a econometria.

Sempre se deu importância na FEA-USP aos conhecimentos da história e da geografia, e mais recentemente compreende-se que as hipóteses da racionalidade dos comportamentos humanos só atendem a uma parte da realidade. Nem sempre uma exagerada sofisticação teórica é mais útil na compreensão dos fenômenos econômicos, sujeitos às restrições políticas, do tipo da urna, corrigindo os exageros das colocações econômicas.

Estes livros devem ajudar estudantes, acadêmicos e analistas para o aguçamento dos seus espíritos críticos, mostrando que existem visões que podem apreciar os fenômenos de ângulos que nem sempre foram percebidos. Devem ajudar a enriquecer também nas elaborações teóricas, que sempre necessitam da observação da realidade, sem a pretensão que os esquemas lógicos abarquem a complexa sociedade dos seres humanos, que possuem limitações objetivas, ainda que devam aspirar melhorias sensíveis no bem estar de toda a humanidade e do ambiente que os cerca, que deve estar sempre preocupada com a sustentabilidade.

Evoluiu-se muito no conhecimento, mas ainda existem amplos campos a serem aprofundados, pois as crises recentes vêm mostrando que as exageradas pretensões de muitos acadêmicos levaram o mundo a muitos desastres. Parece recomendável, acima de tudo, a humildade, pois nunca existiu teste estatístico que aceite as hipóteses levantadas, mas somente as que não as rejeitam, diante de dados que procuram expressar a realidade, mas também contam com suas limitações.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: