Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Impactos Ecológicos Sobre os Atuns no WSJ

6 de dezembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

No atual mundo globalizado, a junção dos problemas de suprimento de alimentos com os ecológicos levam até o sisudo The Wall Street Journal a publicar um artigo informando que as espécies de atum bluefin (honmaguro) sofreram danos restritos com os derramamentos de petróleo no Golfo do México. O National Oceanic and Atmospheric Administration – NOAA, dos Estados Unidos, estima, com base nas análises efetuadas, que podem ser atingidas em 4% da sua população, que tem como habitat este Golfo, onde muitos nascem.

Como é de conhecimento generalizado, o consumo de atum bluefin aumentou sensivelmente com a propagação da culinária japonesa pelo mundo, pois é o mais adequado para a produção do toro, a parte mais gordurosa apreciada pelos gourmets que passaram a consumir sushis e sashimis. Já há algumas produções feitas em cativeiro, em diversos países, mas ainda estes peixes que circulam por todos os oceanos continuam sendo a fonte básica para atender este crescente mercado.

very-bluefin-tuna-lgbluefin-tuna-sashimi

Estes estudos não são baseados em amostras que são difíceis de serem levantadas. Há uma suposição que 20% dos atuns considerados bebês foram atingidos, mortos ou se tornando incapazes de procriar, estimando-se que a sua população total poderá decrescer em 4% no máximo.

Estudos foram efetuados com outras espécimes marinhas como camarões, ostras e pargos, visando determinar as indenizações a serem pagas pelos causadores dos danos ecológicos. Eles também são importantes para a determinação das espécies consideradas em extinção que necessitam de proteções especiais.

Nos Estados Unidos já existem restrições para a pesca do bluefin, mas o seu consumo local é relativamente baixo, pois o principal mercado continua sendo o japonês. Mas não se pode estimar o crescimento da demanda, não só entre os norte-americanos como em todo o mundo, inclusive chineses que não tinham o hábito do consumo de alimentos crus.

Como já noticiado neste site, com o assustador crescimento de produtos marinhos em todo o mundo, há que se acelerar os projetos de sua criação em fazendas marinhas, cujas técnicas estão se desenvolvendo para as mais variadas espécies. Como os peixes, principalmente, são considerados alimentos saudáveis que ajudam a suprir os seres humanos com Omega 3, reduzindo os tipos mais danosos de colesterol e seus efeitos danosos sobre os sistemas circulatórios, tudo indica que este crescimento continuará elevado.

O desenvolvimento tecnológico vem resolvendo muitos problemas do suprimento de alimentos, e agora aceleram-se as providências para a preservação do meio ambiente com técnicas avançadas. Os conhecimentos da humanidade também estão se ampliando observando que alguns micro-organismos consomem os petróleos como os decorrentes dos vazamentos.

De qualquer forma, espera-se que o desenvolvimento ocorra de forma sustentável, mantendo a biodiversidade indispensável.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: