Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A China Ocupa Espaço Inusitado na Imprensa

31 de janeiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , | 2 Comentários »

Mesmo admitindo-se o aumento da importância da China na economia e nas relações internacionais, os leitores mais assíduos dos meios de comunicação relevantes no mundo acabam se impressionando com o volume de artigos publicados sobre os mais variados aspectos chineses. No Nikkei japonês, informa-se que a agressividade chinesa na África Oriental perturba os Estados Unidos e a Índia, tanto nos recursos energéticos como na infraestrutura, a ponto de se preocupar com os problemas de segurança. Os chineses estão interessados nos portos de Lamu no Quênia, Dar ES Salaam na Tanzânia e Beira em Moçambique, aumentando o uso do Oceano Índico.

Nni20120131D3ZHH922131827

Mapa publicado no Jornal Nikkei

Outro artigo de Yuriko Koike, ex-ministra de Defesa do Japão, foi distribuído pelo Project Syndicate e informa sobre o relacionamento da China continental com Taiwan, nas últimas eleições que elegeram Lee Teng-hui. Informa que as ameaças não surtiram efeito e que a China volta a utilizar a abordagem “soft”, proporcionando vantagens para os empresários taiwaneses no relacionamento com o continente, pois o desejo de liberdade é superior ao registrado em Hong Kong e Macau.

Yu Yongding, presidente da Sociedade China de Economia Mundial e ex-diretor da Academia Chinesa de Ciências, também divulga por intermédio do Project Syndicate que o renmenbi chinês continuará se depreciando lentamente no futuro próximo, com instabilidades decorrentes dos fluxos financeiros que também afetam aquele país, mesmo com as medidas cambiais já tomadas.

E no China Daily, Wu Yiyao e Oswald Chen publicam que Xangai se tornará o centro das operações do yuan até 2015, ultrapassando Hong Kong. As autoridades chinesas estão empenhadas em transformar a sua moeda numa de uso internacional, com muitas instituições estrangeiras já se instalando na cidade que já conta com pessoal especializado para tanto. Por hora, continuará incrementando as operações com moedas chinesas junto com Hong Kong. Para melhor entendimento, os chineses utilizam as duas moedas, yuan e renmenbi (que no passado era para uso somente dos estrangeiros).

0023ae5d6dc01091825f01

Estátua de touro em Xangai: cidade quer ser o centro financeiro mundial até 2015. Foto: China Daily

É preciso compreender que Xangai já foi a mais importante cidade daquela parte do mundo, com a presença de potências internacionais nos seus domínios e voltou a ser novamente. Os investimentos que estão sendo feitos na nova Xangai, ainda que preservando parte da história da cidade, já deram uma nova imagem, junto ao porto mais importante para a China.

Todos estes artigos, que são uma pequena amostra que a China e seus relacionamentos internacionais estão na pauta, fazendo com que todos os veículos de comunicação relevantes do mundo tenham seus correspondentes naquele país.


2 Comentários para “A China Ocupa Espaço Inusitado na Imprensa”

  1. A China Ocupa Espaço Inusitado na Imprensa » Asia comentada | Vivo Media Group
    1  escreveu às 01:29 em 1 de fevereiro de 2012:

    […] here: A China Ocupa Espaço Inusitado na Imprensa » Asia comentada Tweet This […]

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 03:23 em 1 de fevereiro de 2012:

    Obrigado pela menção.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: