Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Leilões de Aeroportos Brasileiros Despertam Interesses

31 de janeiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Um grupo de artigos muito esclarecedores de autorias de Fábio Pupo, contando com o suporte de Claudia Safatle, Daniel Rittner, Rodrigo Pedroso e Samantha Maia, acaba de ser publicado pelo Valor Econômico sobre os próximos leilões dos aeroportos brasileiros. Reconhecendo o crescimento recente dos movimentos de passageiros de transportes aéreos no Brasil, os grupos brasileiros com associações com experientes grupos estrangeiros preparam-se para participar destes leilões, segundo as notícias.

Uma impressionante lista de empresas ou consórcios brasileiros, segundo os artigos, está se preparando com os entendimentos preliminares, procurando posicionar-se de forma estratégica. Eventos como a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 estão exigindo o sensível aumento das capacidades dos aeroportos brasileiros, e as autoridades reconhecem que estas demandas só podem ser atendidas em tempo com a participação do setor privado brasileiro associado aos grupos estrangeiros que possuem experiências no setor.

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Aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília,devem ser os primeiros a serem leiloados

Os atuais movimentos já superam o de muitos aeroportos mundo afora, e se espera o seu substancial crescimento no futuro. Inicialmente, foram escolhidos os aeroportos que necessitam de complementações para acomodar o aumento de passageiros, e entre os associados estrangeiros figuram os que já operam importantes centros europeus e até asiáticos ou sul-americanos. Mas na lista não estão incluídos ainda os norte-americanos ou do extremo oriente.

Entre as brasileiras, figuram as que já contam com experiências nas concessões de rodovias, principalmente as relacionados com a construção pesada, permitindo que as autoridades aguardem bons lances nos leilões. Os primeiros aeroportos devem ser os de Guarulhos, de Viracopos e de Brasília, que já contam com um expressivo movimento e estão saturados na capacidade de atendimento, e de alguma forma estão relacionados com os principais eventos esportivos futuros.

A lista foi elaborada somente de forma informal, com as informações disponíveis no mercado, sem esgotarem todos os interessados. As suas experiências são variadas, e existem os que lamentam a necessidade de conviver com autoridades que já contam com o controle da parte substancial destes aeroportos.

Muitos alegam que isto pode acabar resultando em algumas preferências nas operações para algumas companhias aéreas que já os estão utilizando com seus voos atuais. Ainda é possível que a atual lista venha a ser enriquecida com outros grupos que já atuam em outros mercados.

Existem outros pequenos aeroportos já privatizados no Brasil, locais, com pequeno movimento. A tendência futura, segundo especialistas, é que haja uma multiplicação de outros aeroportos, até novos, para a utilização de diversos tipos de aeronaves, como os helicópteros e cargueiros. Já existem os que suportam as atividades offshore de explorações de petróleo e gás, ou de atividades turísticas.

Observando-se a extensão do território brasileiro e as experiências como dos Estados Unidos ou Europa, e novos como os da China, pode-se encarar como de alta possibilidade que tendências semelhantes devem ocorrer também no Brasil.



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