Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Jardins Japoneses de Mirei Shigemori

22 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Os jardins japoneses são famosos no mundo, e os jardins Zen de Kyoto acabaram atraindo muitas atenções, como afirma Sachiko Tamashige num artigo publicado no The Japan Times sobre o assunto. O que se tornou mais famoso e inspirador foi o do Templo Ryoanji, elaborado de forma minimalista com o uso de pedras. Mas existem outros que procuram algo além do tradicionalismo para promover a tranquilidade e espaço para a contemplação, segundo a autora.

Mirei Shigemori (1896-1975), que se denominou um projetor de jardins e historiador dos jardins japoneses, desafiou os desenhos convencionais dos jardins japoneses. Ele recusou a imitar o estilo dos seus mestres ou escolas, como aconteceu com muitas artes convencionais como pintura, ikebana ou cerâmica.

b_1111_tofuku-ji-tempelMirei-Shigemori_TitleimagesCAT97ECOimagesCAB0IA2G

A autora informa que Mirei Shigemori desenhou mais de 200 jardins, fugindo do tradicional, e incorporando a modernidade. Ele nasceu na prefeitura de Okayama e estudou a tradicional pintura japonesa, sendo versado em cultura, história, filosofia, caligrafia, cerimônia do chá, ikebana e outros aspectos culturais japoneses.

Ele adotou uma posição de vanguarda, criticando a forma tradicional de elaboração de um novo estilo de ikebana. Acabou trabalhando com sua família, levando 10 anos até se firmar como projetor de jardins. Em 1934, depois que um forte tufão destruiu parte do oeste japonês, ele utilizou três anos de sua vida para fotografar e desenhar 400 jardins e em 1938 publicou 26 volumes sobre a História Ilustrada dos Jardins Japoneses, que lhe deu um profundo conhecimento sobre o assunto, segundo a autora do artigo.

Seu neto Chisao, também um projetor de jardins, informou numa entrevista recente que seu pai pesquisou o trabalho do seu avô e concluiu que cada jardim foi criado com o conhecimento atualizado, usando o espírito de cada época. Isto era o que ocorria com a Restauração Meiji (1968) com a influência do Ocidente sobre o Japão tradicional.

Assim, Mirei Shigemori não utilizou nem o estilo Ocidental, como o tradicional do Japão, mas seus jardins mantêm a quintessência dos japoneses, com o poder que a tradição Shinto atribui à natureza, quando evoca o espírito moderno. A Tokyo’s Watari Museum of Contemporary Art conseguiu uma história visual do trabalho dele, incluindo pinturas, caligrafia, projetos de interiores, mostrando que o multidisciplina do conhecimento de um artista.

Infelizmente, no www.watarium.co.jp só se obtém informações na língua japonesa.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: