Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Lacunas a Imprensa Brasileira Sobre Assuntos Nacionais

16 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , ,

Ainda que todos tenham consciência que a imprensa brasileira e privada dê preferência sobre assuntos que lhes proporcionem faturamentos, alguns assuntos de importância nacional que ocorreram no país e que foram divulgados no exterior acabam criando constrangimentos que precisam ser sanados.

Mesmo que alguns órgãos façam oposição compreensível ao governo, fica-se perplexo quando nenhum meio de comunicação importante noticie a respeito destes assuntos. Para exemplificar, vamos tomar dois casos concretos acontecidos recentemente.

china dailyimagesCAA69U0F

A notícia do China Daily informa que o vice-presidente brasileiro Michel Temer discutiu a questão do acesso aos navios da Vale, os graneleiros com capacidade de 400.000 toneladas de minério aos portos chineses, com o vice-primeiro-ministro chinês Wang Qishan procurando uma solução. As notícias sobre as dificuldades criadas pelas autoridades chinesas foram divulgadas, mas nada se informou sobre os inícios destas negociações para a sua suspensão que são difíceis.

Outro assunto de grande relevância é o que foi noticiado pelo site japonês WebTown.Org informando que o ministro Marco Antonio Raupp, de Ciência, Tecnologia e Inovação, recebeu uma missão do governo japonês, da Agência Espacial do Japão. Os entendimentos resultaram no envio de uma missão brasileira àquele país, diante do interesse no intercâmbio visando à melhoria do sistema chamado JPM utilizado pelos japoneses e pela NASA, visando à prevenção para desastres meteorológicos que possam causar danos à população.

A notícia inclui a gravação de um vídeo onde o mnistro brasileiro revela a importância da iniciativa, mostrando o interesse governamental no intercâmbio. Os japoneses vêm oferecendo assistência técnica ao Brasil na área das populações atingidas pelos desastres naturais, mas até agora as autoridades brasileiras não vinham mostrando muito interesse nesta área crucial, onde os japoneses dispõem de boas tecnologias.

Mais detalhes no www.web-town.org/ e no www.chinadaily.com.cn/



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: