Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Startups Brasileiros Em Foco

13 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

A Folha de S.Paulo de domingo destacou que os chamados startups brasileiros estão atraindo investidores estrangeiros, citando casos concretos no Brasil, como conexões que vêm do exterior. O artigo menciona o caso da Elo7, que trabalha com 65 mil lojas de artesãos, chegando a receber 6 milhões de visitantes mês, tendo aceitado aportes de recursos da Accel, do Vale do Silício e do brasileiro Monashees.

O Groupon do Brasil informa que o Brasil entrou no radar e é um dos mercados onde os startups mais crescem no mundo. Uma parte deles se envolve no e-commerce, prevendo-se que o seu crescimento neste ano deve estar em torno de 22%, segundo pesquisas efetuadas pela eMarketer, devendo chegar a US$ 18,7 bilhões.

bedy_yang-682x1024

Bedy Yang

O site TechCrunch informa que a brasileira nascida em Foz do Iguaçu, de pais taiwaneses, que estudou na FGV-SP e na Universidade de Pensilvânia, com temporadas na China e no Vale do Silício, encontra-se no coração deste processo. Ela trabalha com 500 startups, fez quatro investimentos em 2011 no Brasil, e planeja fazer outros 15 em 2012.

Estes 500 startups são incubadores, havendo muitos recursos de “venture capital” e serviços de apoio. Bedy Yang, de 33 anos, entende que o interesse despertado pelo Brasil deve-se ao crescimento da classe média e os “gaps” de serviços.

Além do e-commerce, ela vê o crescimento em outras áreas como educação, sustentabilidade, crédito. Nota também mais ações nas universidades como Unicamp, USP e ITA, aproximando-se dos startups, que são de conteúdo, mídia social, web e móbile, e somente 9% de e-commerce.

Os dados apresentados pelo artigo mostram que o perfil dos investidores é elevado, com 95% que possuem curso superior, 86% da classe A e B, 79% dizem ter criado startups para fazem o que gostam.

Verifica-se que as oportunidades se multiplicam no Brasil utilizando novas tecnologias e sistemas de operações.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: