Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Incríveis Semelhanças Asiáticas com as Brasileiras

28 de março de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , | 2 Comentários »

Surpreendendo a muitos que ficam impressionados com os intensos intercâmbios recentes do Brasil com a China, o paleontólogo do Museu Nacional brasileiro, Alexander Keller, junto com os pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências, Xiaolin Wang, Shunxing Jiang e Xin Cheng, anunciou a descoberta de restos uma nova espécie de pterossauro, chamada Guicado venator, com características semelhantes as do Brasil como os Ludodactylus sibbich, encontrados no Nordeste do país, na formação chamada Crato. O trabalho destes cientistas será capa da próxima edição de abril da principal revista alemã de ciências naturais, a Naturwissenschatten.

Estes animais tinham uma envergadura de 3 metros e dentes enormes e foi encontrado na China na região de Jiufotang, em Liaoning. A pergunta que se pretende esclarecer é se as espécies brasileiras vieram da China. A semelhança principal é a crista. Os seus enormes dentes ficavam aparentes, mesmo com a boca fechada. A notícia a respeito pode ser encontrada no site: http://araripinanews.blogspot.com.br/2012/03/pterossauro-da-china com todos os detalhes técnicos para quem se interessar pelo assunto.

Wang et al CoverFINAL

Pterossauro encontrado na China tem características de espécie brasileira / Divulgação: Maurilio Oliveira

Além destes animais do período cretáceo (120 milhões de anos), sabe-se que os seres humanos asiáticos e seus descendentes apresentam algumas características comuns com os indígenas brasileiros. Por exemplo, os asiáticos nascem com elevada incidência (quase a totalidade) de manchas mongólicas na região das nádegas, o mesmo ocorrendo com os indígenas brasileiros. Estas manchas roxas desaparecem com o correr do tempo. Também as formas amendoadas dos olhos são bastante comuns.

Existem variadas teorias para explicar estas semelhanças, mas o mais simples é que houve um período na formação do planeta terra quando os diversos continentes estavam juntos, principalmente a costa africana com a sul-americana. Isto deveria determinar uma maior semelhança entre as espécies africanas e americanas. O que causa estranheza aos cientistas é a do Brasil com a China.

Mas também existem hipóteses que os diversos continentes estavam juntos, tendo se separado aos poucos. Alguns estudiosos levantam a hipótese que ao longo de milhões de anos haveria uma tendência para voltarem a se aproximar novamente. Mas, certamente, não estaremos vivos para comprovar estas hipóteses.

Tudo indica que os seres humanos apareceram na África, tendo se espalhado pelo mundo, sendo que algumas correntes vieram da Ásia para as Américas.

Mas, dentro do horizonte prático que podemos elaborar, as tendências globalizantes da economia mostram que as intensificações dos intercâmbios asiáticos com os sul-americanos são factíveis, podendo continuar a aumentar com benefícios mútuos.


2 Comentários para “Incríveis Semelhanças Asiáticas com as Brasileiras”

  1. naomi
    1  escreveu às 18:09 em 28 de março de 2012:

    Procedem essas observações. O Museo Amano, em Lima, Perú, tenta mostrar que havia sim intercambios entre povos antigos, como japoneses na América, descendo pelo Pacífico: lá há catalogados espécimes de ceramica achados em escavações pré-colombianas ao norte do país, com ilustrações de histórias antigas que tb. eram contadas no Japão, como a do caranguejo e do macaco (saru to kani), e de figuras humanas com rosto e roupagens que remetem a ancestrais japoneses; tb. foram achados panos tecidos no mesmíssimo estilo e padronagens que japoneses teciam há mais de milenio. Estranho e intrigante, mas no fundo, bastante plausível.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 05:49 em 29 de março de 2012:

    Cara Naomi Doy,

    Muito obrigado por mais esta contribuição.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: