Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Programas de TV que Provocam Comoções

19 de março de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , , ,

Existem alguns programas de televisão que, mesmo sem intenção de nenhum sensacionalismo, com uma narrativa adequada provocam um profundo impacto sobre os telespectadores. É o caso do programa da NHK, televisão oficial do Japão, transmitido pela TV Cultura de São Paulo, com legenda em português, neste último domingo, a partir das 21h. Retratou com profundidade o que aconteceu na vila de Iitate, província de Fukushima, no nordeste do Japão, como consequência do terremoto e da radiação espalhada pela Usina Nuclear de Fukushima Daiichi.

A vila de Iitate, com menos de 7.000 habitantes, mesmo localizado a mais de 30 quilômetros da Usina afetada pelo terremoto e pelo tsunami, provocando a contaminação pela radiação, considerada pelas autoridades japonesas e internacionais como distância adequada para a evacuação recomendada, por condições particulares das correntes de ar da região, ficou com um nível de radiação considerada superior à suportável pelos seres humanos.

Iitate agains Fukushima evacuation zones

Esta pequena vila contava com agricultores que cultivavam o arroz e criavam cerca de 3.000 cabeças de bovinos da melhor qualidade por muitas gerações. Só ficaram sabendo que a área estava com contaminação superior à suportável depois de dois meses após o desastre, pois estava a mais de 30 quilômetros da Usina, área que foi evacuada. Constatou-se que a corrente de vento em direção nordeste da Usina levou a contaminação que ia se elevando com o tempo.

Nada foi explicado aos habitantes sobre as condições de sua evacuação, que começou de forma voluntária com seus jovens, pois os idosos achavam que deveriam cuidar dos seus bens que vieram cuidando há gerações. Eram os arrozais e os bovinos que vieram sendo aperfeiçoados, alguns por mais de 25 anos de árduo e persistente trabalho.

As autoridades locais nada sabiam e os dirigentes da TEPCO, operadora da Usina não tinham condições de explicar por quanto tempo perduraria a evacuação. Os idosos insistiam que permaneceriam na guarda da área e do seu patrimônio, mas acabaram cedendo para não causarem maiores preocupações para os seus amigos que deixaram a área.

Muito se discutiu como se faria a descontaminação da radiação, mas nada se conseguiu de objetivo. Os consumidores se negaram a adquirir as conservas que utilizavam legumes produzidos antes do desastre. O que era o orgulho da vila de Iitate tornou-se uma contra recomendação.

A cobertura da NHK acompanhou o longo drama da população, registrando o cotidiano de suas famílias, como as discussões em família ou reuniões da comunidade com as autoridades. A linha adotada foi do tipo zen, registrando a triste inconformidade, com firme determinação, mas vencido pela inevitabilidade.

Poucas vezes um programa televisivo conseguiu sensibilizar os telespectadores com tanta profundidade, sem nenhuma histeria, mas deixando marcada a limitação humana diante do desastre. A contaminação radioativa acabou com uma vila que vivia de sua natureza.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: