Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sofisticação Gastronômica em Jacarta na Indonésia

1 de Março de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, webtown | Tags: , ,

Muitas pessoas se orgulham da gastronomia em São Paulo, quando não acompanham o que acontece no exterior. Até em Jacarta, na Indonésia que muitos consideram pouco sofisticado, no restaurante Lyon do Hotel Mandarin Oriental, uma das redes mais sofisticadas do mundo, o chef Thierry Le Queau apresenta o que não é usual ainda em São Paulo. Mas já existem casos semelhantes na Europa, segundo o artigo de Zack Peterson publicado no Jacarta Globe.

Já almocei num restaurante do chef Sergio, em Piza, na Itália, recomendado pelo chef Massimo Ferrari, quando ele me serviu na cozinha, assistindo ao espetáculo da preparação das refeições, regado por ótimos vinhos. Uma experiência inesquecível. O que se aproxima disto em São Paulo é um balcão no Due Cuochi Cucina, olhando o pessoal da cozinha trabalhando. Havia também uma mesa no Cosi, mas para degustação e apresentava o inconveniente de ser muito elevado e receber o calor da cozinha.

20120301183109129

Restaurante Lyon do Hotel Mandarin Oriental

Esta mesa do Chef, como está sendo conhecido no mundo gastronômico mundial, encontra-se dentro da cozinha, mas adequadamente separado da área de trabalho, onde é possível acompanhar todo o movimento, sentindo os odores dos diversos pratos, sentindo toda a atmosfera do local.

O autor afirma que é uma perfeita combinação do voyeurismo com a gastronomia, acompanhando a cozinha que está sempre movimentada, pela elevada clientela do restaurante.

Quem desejar a integra do artigo, que é extenso pode obtê-lo em:

www.thejakartaglobe.com/lifeandtimes/dinner-and-a-show-at-chefs-

É evidente que um lugar privilegiado como este necessita de reserva antecipada, com muita antecedência. O autor lembra que é conveniente trazer uma câmera para registrar a experiência.

Acredito que é importante conhecer sobre o exterior, bem como revisar a noção que os países do Sudeste Asiático são todos atrasados. Sempre existem bolsões de alto padrão, e as cadeias de hotéis como o Mandarin Oriental também estão em Tóquio como em Nova Iorque.

Ainda que existam restaurantes interessantes em São Paulo, há um exagero em alguns conceitos como a “capital da gastronomia”, pois temos muitas coisas a intercambiar com países que nem sempre são considerados nas agendas dos brasileiro,s.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: