Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Turismo pelo Sul do Brasil

20 de março de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Turismo, webtown | Tags: , , , | 2 Comentários »

Com a vastidão brasileira e variadas riquezas naturais, sempre fica difícil escolher os pontos que valem a pena visitar. Os turistas internacionais acabam sendo atraídos entre os pontos que são mais divulgados, como o Rio de Janeiro, Amazonas, Pantanal ou Cataratas do Iguaçu. Mas, como em todos os países com dimensões continentais, as opções são muitas, existindo as que são preferidas pelos turistas locais ou de países vizinhos, que sempre são numerosos, ainda que o câmbio atual não favoreça o Brasil. Até os brasileiros procuram o exterior, principalmente onde as passagens são favorecidas pela massa de viajantes e contam com facilidades para grandes grupos.

No entanto, sempre existem os que buscam os pontos que revelam mais claramente a alma dos brasileiros, que costumam ser hospitaleiros. Os que procuram fazer um turismo diferenciado, ao mesmo tempo em que as grandes atrações também são atendidas. No Sul do Brasil, a principal atração acaba sendo as Cataratas do Iguaçu que, impressionada com sua grandiosidade, Eleonor Roosevelt teria exclamado: “Poor Niagara Fall…”. Ao mesmo tempo em que é possível conhecer as marcas deixadas pelas culturas dos muitos imigrantes que vieram enriquecer este país.

imagesCA6M0CPIimagesCAN4X3M3

Cataratas do Iguaçu, um espetáculo impressionante

imagesCA7T9V0DimagesCAQT11G6

Ferrovia Curitiba – Paranaguá pela serra

imagesCAPESB4Xrua-das-flores-curitiba

Praia de Florianópolis e a Rua da Praia em Porto Alegre

Conhecer Cataratas do Iguaçu, famosas internacionalmente, permite também apreciar outros aspectos próximos a Foz do Iguaçu, como a hoje segunda hidroelétrica do mundo, Itaipu, uma surpreendente obra da engenharia brasileira. Também é possível conhecer as fronteiras brasileiras com a Argentina e o Paraguai, movimentadas como poucas no mundo. As Cataratas do Iguaçu do lado argentino oferece novos ângulos, ao mesmo tempo em que um simples voo de helicóptero permite ter uma ampla visão da grandiosidade da natureza.

Um ponto relativamente próximo acaba sendo a capital do Estado do Paraná, Curitiba, de clima ameno, que recebeu as influências de imigrantes alemães, italianos e outros europeus. Apresenta uma culinária rica e variada, ao mesmo tempo em que toda a contribuição cultural e étnica dos europeus fica evidente. Uma viagem desta cidade para Morretes ou o porto de Paranaguá permite visualizar as belezas da Serra do Mar, de forma confortável, de trem para os turistas. Vislumbrar a diferença de altitude nesta viagem é uma experiência inesquecível, ao mesmo tempo em que já no litoral é possível constatar a diferença cultural.

Prosseguindo pelo litoral, de rodovia, pode-se conhecer a forte influência da imigração alemã, no Vale do Itajaí, até chegar a Florianópolis, cidade que fica numa ilha, para conhecer as suas muitas praias, as preferidas de muitos turistas brasileiros e de vizinhos como argentinos. Os seus frutos do mar são famosos, e todas as facilidades proporcionam aos turistas um ótimo relaxamento, com o que podem contar de melhor no litoral brasileiro.

Prosseguindo pela rodovia ou mesmo via aérea vai se observar na transição para o Rio Grande do Sul novas diferenças étnicas e culturais, além das geográficas. Açorianos, italianos e alemães, entre outros, deixaram suas fortes marcas, tanto na farta culinária, como nos costumes. Ao mesmo tempo em que se conhece o que existe de mais rico na miscigenação dos portugueses com os índios brasileiros, com a forte marca vinda dos pampas, de um povo livre que manteve as fronteiras brasileiras. Ninguém pode deixar de conhecer a hospitalidade e a culinária dos gaúchos, que diferem das colônias que ficam nas serras.

Existem variadas opções para organizar estas excursões, e também novos meios como o que podem ser obtidos, de forma econômica no site: http://www.falaturista.com.br/


2 Comentários para “Turismo pelo Sul do Brasil”

  1. Ivan Nozaki
    1  escreveu às 01:32 em 8 de setembro de 2017:

    Uma pequena correção: a foto que esta com a legenda de Rua da Praia de Porto Alegre na verdade é a Rua XV de novembro em Curitiba no trecho entre as ruas Barão do Rio Branco e a Travessa da Lapa.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 07:07 em 8 de setembro de 2017:

    Caro Ivan Nozaki,

    Muito obrigado pela correção.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: