Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Estudos Americanos Mostram que Cânceres São Evitáveis

2 de abril de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Saúde | Tags: , ,

Mesmo com a intensa divulgação no Japão sobre os males do fumo, os japoneses ainda se encontram entre os que mais usam o cigarro. Um artigo publicado no Japan Today informa que metade de todos os cânceres poderia ser evitada, segundo estudos efetuados nos Estados Unidos, apontando que o fumo é o responsável por um terço dos cânceres naquele país. Um artigo publicado no Science Translational Medicine informa que até três quartos dos casos de câncer no pulmão nos Estados Unidos poderiam ser evitados sem o fumo.

Outros cânceres poderiam ser evitados, tanto com vacinas do papiloma humano e hepatite, que podem causar cancros cervicais e câncer no fígado, como evitando exposições exageradas ao sol, no caso do câncer de pele. Com bons hábitos, como exercícios físicos, alimentações corretas e evitando-se o fumo, metade das 577.000 mortes anuais por câncer nos Estados Unidos poderia ser evitada.

photo_1332958185275-1-0

Alimentação saudável, exercícios e não fumar diminui o risco de câncer. Foto: Japan Today

Nos Estados Unidos devem ser diagnosticados mais de 1,6 milhão de novos casos de câncer somente neste ano. Muitos não acreditam que o câncer pode ser evitado e muitos tentam depois que já é tarde demais. Naquele país, os mais pobres estão mais sujeitos a este tipo de doenças.

Segundo o estudo, os problemas urbanos dificultam os estilos de vida que podem minimizar os riscos de câncer e outras doenças. E os pobres tendem a adotar menos medidas preventivas ou detecção precoce da doença.

Sarah Gehlert, professora de diversidade étnica e racial da George Warren Brown School of Social Work and the School of Medicine, é coautora de um estudo a respeito. Ela informa que 25 anos de trabalho em saúde pública mostra que é preciso modificar o quadro da saúde, mudando a política.

Os dados estatísticos norte-americanos mostram que há uma ligeira tendência para a redução do câncer naquele país, mas há indicações que há um aumento relacionado com a obesidade. Isto leva Edward Benz, presidente da Dana-Farber Cancer Institute de Boston, a concluir que, observando a dieta e efetuando exercícios, reduzem-se as formas letais de câncer, bem como todos os outros tipos de câncer.

Não só estes estudos como muitos outros efetuados em diversos locais do mundo mostram que os exercícios e boas alimentações contribuem para a manutenção de uma vida mais saudável, custando muito menos que os tratamentos exigidos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: