Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O “Golden Week” Japonês Incrementou o Turismo

8 de maio de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Tradicionalmente no Japão, com uma sequência de feriados, os japoneses utilizam a semana para as suas viagens. Neste ano, coincidindo com outros feriados em datas variáveis, acabou proporcionando a muitos uma folga de nove dias, e, para compensar as dificuldades naturais de 2011, os aumentos registrados tanto para viagens internacionais como nacionais foram surpreendentes. A tradicional agência de turismo do Japão, a JTB, informou que os pacotes para o exterior sofreram um aumento de 25% neste ano. A JAL informou que as viagens para a China e para outros países vizinhos aumentaram em 17,7%, e a sua concorrente ANA em 15,2%.

Nas viagens aéreas nacionais, os aumentos foram de 8,3% para a JAL e 8,2% para a ANA. E uma nova empresa aérea econômica chamada Peach conseguiu uma taxa de ocupação de 90,8% neste período. Nas ferrovias japonesas, incluindo o Shinkansen, o aumento no ano foi de 22%.

untitledimagesCA9AGOVVimagesCA6W7TKA

Os turistas para a região da capital, Tóquio, sofreram também um aumento significativo, e a área da nova Tokyo Sky Tree foi das mais visitadas. Uma grande companhia de ônibus de turismo chamada Hato Bus acusou um aumento de 7% sobre os dados de 2010, pois 2011 ficou prejudicada.

Os hotéis de Tóquio, dos mais tradicionais aos mais modestos, ficaram todos lotados, e algumas atrações, como a da região de Odaiba, uma ilha artificial na baía da capital, receberam mais de um milhão de visitantes. Um novo complexo de shopping de nome Shibuya Hikarie, inaugurado em fins de abril, recebeu durante 11 dias até 6 de maio 1,5 milhões de visitantes.

Na realidade, toda esta movimentação mostra que os japoneses, depois de um ano de contenção forçada pelos desastres naturais, voltaram a atender os seus desejos com força total, algo como para exorcizar as restrições a que foram submetidos.

Isto não significa que as dificuldades da economia japonesa já estão superadas. A suspensão da última usina atômica em funcionamento no Japão acabou resultando num corte dos fornecimentos de suas energias elétrica, que representavam cerca de 30% de sua matriz energética. Compensações estão sendo efetuadas, com a introdução de novas tecnologias economizadoras de consumo, mas ainda existem muitas dificuldades.

De qualquer forma, é um alento, e uma esperança que suas dificuldades sejam rapidamente transpostas, ainda que as limitações da economia mundial ainda continuem expressivas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: