Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nova Imprensa de Qualidade no Brasil

26 de junho de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , | 2 Comentários »

Apesar de a Internet contribuir com a velocidade na divulgação de notícias, as análises mais profundas parecem ter diminuído na imprensa tradicional, com muitas pessoas utilizando somente títulos ou textos curtos, que não são tratados com o devido cuidado. A televisão já tinha degradado as análises de temas que exigem um maior cuidado para a adequada compreensão de todo o contexto em que ocorrem os fatos. Ainda que as imagens sejam expressivas, muitas merecem uma perspectiva mais profunda, dada a importância dos seus efeitos sobre os seres humanos e a natureza. Como isto é mais acentuado entre os jovens, fica sempre uma preocupação com o futuro do Brasil.

O jornal Valor Econômico tem, além de suas matérias mais profundas, algumas reproduzidas de jornais internacionais, publicado uma série de suplementos sobre setores específicos que proporcionam um quadro mais completo para a compreensão do que vem ocorrendo. E também novas revistas estão sendo lançadas, ainda que alguns temas não tenham um público volumoso. É o caso da Inovação! Brasileiros, que apresenta desde artigos de interesse geral como aqueles mais especializados que deveriam ser de conhecimento daqueles que pretendem ter uma cultura mais humanística e universal, não ficando com o conhecimento departamentalizado.

Kazu1Kazu2

O Valor Setorial: Energia fornece um quadro atualizado do que está sendo feito e as prioridades neste setor fundamental, falando dos financiamentos, cuidados com o meio ambiente, produtos que economizam energia, petróleo e gás, pesquisas, transmissões, energias limpas e muitos assuntos relacionados. Fornece um balanço que deveria ser de conhecimento mais geral. Isto vem ocorrendo também com outros segmentos, como a infraestrutura, sistema bancário, tributação, relações com o exterior, investimentos externos e tudo que é mais importante para a economia brasileira.

Contando com uma equipe competente, não se esquece também dos assuntos relacionados com a cultura, como aparecem nas suas seções de Eu & Fim de Semana, além do que é apresentado diariamente cobrindo aspectos relacionados com o cotidiano, como gastronomia, lazer e outros tópicos. Afinal, não vivemos somente do trabalho.

Inovações! Brasileiros é uma revista bimestral que, junto com outras da Brasileiros Editora, surpreende pela qualidade, tanto de conteúdo como de apresentação gráfica. E o impressionante é que conta com volume apreciável de publicidade, mostrando que os anunciantes se interessam pelos consumidores inteligentes que se dedicam às análises com melhor trato e profundidade.

É uma alegria constatar que existe um segmento que deseja uma imprensa mais responsável que não se relacione com “fofocas”, promoções de artistas, uma engajada campanha que pretende ser a consciência da sociedade brasileira ou uma falsa elite que parece ter mais recursos econômico-financeiros que massa cinzenta.

Sabemos que precisamos viver em sociedade, mesmo com aqueles que possuem outros valores e interesses. Mas o equilíbrio que demonstre que vida inteligente também continua existindo é necessário, preocupando-se com uma visão do desenvolvimento econômico, político e social de longo prazo. Isto é sempre confortador.


2 Comentários para “Nova Imprensa de Qualidade no Brasil”

  1. Boris Becker Marques
    1  escreveu às 19:41 em 9 de abril de 2015:

    Olá Paulo,, tudo certo? Tenho lido bastante o seu blog nos últimos dias, e tenho uma pergunta. Você trabalha para o “Valor Econômico”? Pois você o cita muitas vezes.

    Parabéns pelas matérias!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 09:18 em 10 de abril de 2015:

    Caro Boris Becker Marques,

    Não tenho nenhuma relação especial com o Valor Econômico, mas tenho lá muitos amigos. Além dos jornais de grande circulação, no Brasil e no exterior, procuro os que tenham maior profundidade nas suas matérias e estão ficando poucas, com o exagero das notícias rápidas mas superficiais.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: