Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Visita do Ministro Fernando Pimentel ao Japão

1 de junho de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Algumas empresas japonesas que estão com dúvidas sobre o futuro da economia brasileira depositavam grandes esperanças de esclarecimentos com a visita do ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. O ministério só divulgou sucintamente que foi assinado um acordo entre o Brasil, representado pelo ministro e o Japão, representado pelo ministro Takeshi Maeda, da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo, com duração de cinco anos, que parece pouco, como parte do esforço brasileiro para importar e desenvolver tecnologia para o setor da construção naval, visando à exploração do pré-sal.

Um acordo foi assinado entre a empresa brasileira SOG Óleo e Gás e a japonesa Toyo Engineering para formar duas outras que atuarão na área da construção e integração de plataformas marítimas no Brasil. A brasileira foi criada em 2005 e a japonesa conta com 50 anos, sendo conhecida pela sua atuação no Brasil, notadamente junto à Petrobrás.

pimenteluntitled

Fernando Pimentel e Takeshi Maeda

O MDIC, pela sua Assessoria de Comunicações Social, distribuiu um texto da entrevista que o ministro Fernando Pimentel deu ao jornal japonês Nikkei. As questões abrangeram o problema do dólar desvalorizado, das medidas brasileiras para incremento das relações bilaterais com o Japão, a possibilidade de um tratado de livre comércio do Japão com o Mercosul, o protecionismo brasileiro para alguns produtos, a perspectiva para o crescimento da economia brasileira, as relações japonesas com os países americanos da bacia do Pacífico, entre outros assuntos.

O ministro procurou ressaltar que a sua viagem à Ásia procurava incrementar o intercâmbio do Brasil com aquela parte do mundo.

Não foram localizados ainda na imprensa japonesa notícias sobre esta visita do ministro brasileiro, mostrando que não houve um grande destaque sobre o assunto, infelizmente. O fato concreto é que o intercâmbio entre ministros de ambos os países, ainda que venham ocorrendo, não são muito noticiados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: