Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Influência Cultural de Confúcio na Democracia Asiática

16 de julho de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Andrew J. Nathan, professor de política na Universidade de Cambridge, publicou uma resenha no Foreign Affairs sobre o livro de Doh Chull Shin, “Confucionism and Democratization in East Asia”, publicado pela Cambridge University Press, 2011. O livro, segundo a resenha, procura mostrar que a democratização naquela região da Ásia não tem uma relação direta com a cultura local, fortemente influenciada por ensinamentos de Confúcio. O conceito que eu procuro adotar pessoalmente é que a democracia asiática tem características próprias diferentes da que foi concebida pelas Revoluções Americana e Francesa, por estabelecer uma hierarquia na sociedade influenciada pelo confucionismo, onde nem todos são iguais, inclusive do ponto de vista político.

Na resenha do livro, que pode ser obtido na sua íntegra no Foreign Affairs, informa-se que a Ásia sofreu uma onda de democratização a partir de 1980, mas o autor Doh Chull Shin escreve que há apenas seis democracias para cada dez países, havendo regimes autoritários, os que alternam os eleitos e não, e a China com seu sucesso econômico e estabilidade política desperta interesse dos estudiosos. O que torna a Ásia tão difícil para que a democracia ocidental crie raízes? Parte pode estar na cultura local, o que é discutido no livro.

clip_image002

Segundo o que se pode aprender da resenha, existem evoluções e interpretações diferentes sobre o que decorre dos ensinamentos de Confúcio, tanto no tempo como nos diferentes países. Muitos tendem a atribuir fatos a uma cultura local e asiática, que também varia de acordo com a história destes países, segundo estudos do autor, Doh Chull Shin.

A resenha registra que a primeira manifestação de preocupação com o avanço do conceito de democracia norte-americana ocorreu quando Lee Kuan Yew, de Cingapura, expressou que o Ocidente não deveria forçar o mesmo porque havia nas sociedades asiáticas alguns valores decorrentes das contribuições de Confúcio. Isto acabou sendo contrariado pelo então oposicionista Kim Dae-jung, da Coreia do Sul, que conquistou a Presidência do seu país.

De muitas considerações, o que parece ser possível aceitar como mais geral é a importância dada aos direitos individuais no Ocidente, com as tradições das precedências coletivas e familiares na Ásia, com o respeito a uma hierarquia estabelecida pela idade (como do pai sobre o filho, do professor sobre o aluno), que também se transmite nas relações dos governantes com os governados.

O autor do livro tentou utilizar as pesquisas efetuadas pelo World Values Survey Association e a Asian Barometer Survey, mas também houve críticas aos critérios utilizados. É difícil reduzir a chamada cultura asiática e os ensinamentos de Confúcio a uma série de pontos levantados por questionários que acabam num formato rígido, mas não parece haver outro método conhecido.

Os resultados colhidos por Shin acabam sendo contraditórios, segundo a resenha. Discute-se também o uso da chamada cultura asiática, que também acaba variando entre países, como influenciados pelas histórias autoritárias e democráticas, e suas propagandas. Se a cultura não é uma gaiola de ferro para conduzir aos regimes democráticos, acaba se aceitando que a estabilidade de muitos países e regimes depende do que veio ocorrendo em cada um deles, constatando-se que os mais autoritários acabam sendo mais vulneráveis à contestação de sua legitimidade.

O resumo da resenha acaba por sugerir que a cultura interage com as forças sócio-econômicas, instituições políticas, desempenho do regime, as lideranças destes, não havendo como afirmar que a democracia ocidental não pode funcionar na Ásia. Mas também o contra-argumento que a modernização destrói os regimes autoritários da região não parece válido. Eles podem sobreviver por longo tempo, mas as bases de suas culturas trabalham contra estes regimes.

O que parece possível concluir é que o livro ajuda a conhecer muitos países asiáticos e seus regimes políticos, mas não se pode chegar a uma tendência única na Ásia toda.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: