Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Lições Possíveis das Experiências destas Olimpíadas

30 de julho de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Mesmo com os eventos iniciais relacionados à atual Olimpíada de Londres já é possível constatar-se a aceleração das evoluções técnicas que estão ocorrendo nas diversas modalidades esportivas. As introduções de inovações, que são rapidamente disseminadas pelo mundo todo pelos aperfeiçoamentos nas comunicações sociais, ainda dependem também dos intercâmbios de técnicos que dispõem de conhecimento de tudo que está ocorrendo nas diversas regiões do mundo. Notadamente nas tecnologias no nível de estado de arte. Algumas modalidades que eram tradicionais somente em determinados países também passaram a contar com a participação de outros países de forma competitiva.

As aceleradas inovações exigem a acumulação de experiências em outros países, com o intercâmbio de atletas e principalmente de técnicos, que não pode ser eventual. Mesmo acompanhados pelos meios de comunicação, existem aspectos aplicados nas preparações que nem sempre podem ser observadas somente nas partidas transmitidas pelas imagens para o resto do mundo. Hoje, novas equipes competitivas surgem em países que não tinham tradição na modalidade, com inovações que incorporam a criatividade dos seus recursos humanos. Algumas modalidades esportivas exigem pesados investimentos na sua infraestrutura, que não podem ser arcadas pelos países dotados de menos recursos, que envolvem qualificações físicas dos seus atletas.

OlimpicoLogo-oficial-Londres-2012

Em diversas modalidades esportivas nota-se que a estatura dos esportistas está ganhando maior importância, bem como a idade sempre acaba sendo limitante, mesmo com as experiências acumuladas. Exigem-se constantes inovações nas equipes para que continuem competitivas em termos internacionais. As que estiverem renovando com um ritmo mais modesto acabam ficando com ares de esclerose.

Ainda que talentos individuais possam ser localizados, observa-se que os intensos treinamentos com recursos técnicos estão introduzidos, aperfeiçoando novos atletas, mostrando que os limites humanos sempre podem ser elásticos. Modalidades que não eram praticadas em alguns países já se mostram competitivas, com trabalhos sistemáticos que vêm sendo desenvolvidos, com fortes e intensos trabalhos de intercâmbio com países que já dispõem de tradição em determinadas especialidades. As que são praticadas por equipes exigem entrosamentos e planejamentos adequados, tanto na preparação como nas suas atuações, ainda que se disponha de talentos individuais.

Nenhuma equipe, de qualquer país, pode se subestimado. Os que não estão sendo renovados acabam sendo surpreendidos, pois todos estão melhorando em suas performances. Existem países que estão concentrados em determinadas modalidades, e apesar de contarem com uma população limitada, conseguiram forma uma espécie de escola de tecnologia para elas.

As principais modalidades exigem uma ampla base de onde possam ser selecionados os atletas excepcionais. Em muitos países estas bases estão nas escolas de diversos níveis, não dependendo somente de clubes esportivos, que podem aperfeiçoar os que revelarem potencialidades maiores. Não se trata de uma formação de curto prazo, mas exigem planos de longo prazo.

Ainda que possa haver algumas habilidades concentradas em algumas constituições físicas determinadas por longas tradições étnicas, que as incorporaram em seus DNAs, está se constatando que com esforços sistemáticos algumas equipes, mesmo não dispondo desta tradição, podem se tornar competitivas.

Tudo indica que ainda continuará havendo amplos espaços para a melhoria das performances na maioria das modalidades esportivas. Mas parece sempre bom lembrar que o esporte parece se justificar para o aperfeiçoamento dos recursos humanos, e que não se torne fator para o desgaste prematuro de alguns atletas, pelo exagero de esforços intensos e repetitivos. O verdadeiro espírito olímpico deve envolver os seres humanos, além de sua capacidade física, contribuindo para o aperfeiçoamento integral das suas personalidades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: