Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preços das Rações e das Carnes

26 de julho de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

A economia brasileira já começa a ser beneficiada pelas dificuldades climáticas nos Estados Unidos que provocam uma forte alta nos preços do milho e da soja no mercado internacional, cotada na Bolsa de Chicago. E, como consequência, as rações que são utilizadas na produção de frangos e suínos sobem, afetando também as carnes, como a dos bovinos, beneficiando os produtores brasileiros e a economia brasileira. O mercado de produtos proteicos apresenta esta característica de transmitir para outros estes efeitos, em decorrência da possibilidade de serem substituídos uns pelos outros pelos consumidores, ainda que em parte.

Um artigo publicado na Folha de S.Paulo de hoje, elaborado pela equipe do Financial Times que atua nesta Capital, informa que as carnes suínas e de frango se tornarão produtos de luxo, e os produtores norte-americanos procuram se abastecer no Brasil com o que necessitam. Como a safra intermediária conhecida como “safrinha” que está em andamento foi maior do que a esperada, com estes preços os produtores brasileiros já estão sendo beneficiados. Também as demandas de insumos agrícolas para a safra de 2012/2013 estão em alta, como já postamos neste site, e os prognósticos do clima são favoráveis, prometendo uma boa produção para o começo do próximo ano, o que deverá provocar uma euforia no meio rural, beneficiando toda a economia brasileira.

ImagemKazuPY

É evidente que os brasileiros sentirão também o aumento dos seus preços, mas de forma menos acentuada que os consumidores no exterior, em todo o mundo, inclusive na Ásia que é o principal mercado dos brasileiros destes produtos. Até o momento, não se sentiu o seu efeito sobre a carne bovina, mas a experiência passada mostra que isto acaba sendo inevitável, uma mera questão de tempo.

Todos os organismos que cuidam destes assuntos são unânimes sobre estas tendências, não se tratando de um otimismo baseado em suposições. O Brasil tem uma longa tradição nesta área e é um dos principais abastecedores do mundo, tendo consolidado nas últimas décadas um prestígio importante, pela qualidade dos seus produtos.

A agroindústria que trabalha com estes produtos, como frangos, carne suína e bovina, vem conquistando espaços importantes nos principais mercados mundiais, com condições altamente competitivas, fazendo que os benefícios comecem com os produtores dos insumos agrícolas, estendam-se pelos produtores rurais, chegando às empresas que processam a sua industrialização como a comercialização. Todos os serviços, como de transporte, seguros, crédito e tudo o mais relacionado com as atividades rurais, acabam sendo beneficiadas.

A renda produzida no meio rural brasileiro vai aumentar substancialmente tanto as receitas das municipalidades do interior brasileiro como as demandas de produtos industriais, como veículos, eletrodomésticos e tudo que é consumido pelos que labutam no setor do chamado agrobusiness. Certamente, isto tudo acabará impulsionando toda a economia brasileira, mais do que costuma ser estimado pelos analistas mais relacionados com as atividades urbanas.

Comparados com os produtores de outras regiões do mundo, os brasileiros acabarão sendo mais fortemente beneficiados, ainda que inconveniências pontuais possam ser observadas. Em economia, muitos agentes acabam trabalhando com as expectativas, e antecipam suas reações muito antes da efetivação da grande safra aguardada para o ano agrícola 2012/2013, com preços altamente compensadores.

Até os mais pessimistas acabarão sendo convencidos, havendo que se tomar precauções com os exageros dos euforismos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: