Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Rio de Janeiro é Patrimônio da Humanidade

1 de julho de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Ainda que a decisão da Unesco em reconhecer Rio de Janeiro como um patrimônio da humanidade seja uma grande honra e gere obrigações de aperfeiçoar o que a natureza proporcionou para a cidade, e seja importante para manter a sua invejável atração turística, inclusive internacional, há que se compreender que isto gera obrigações para o Brasil e para os cariocas. Ninguém que conhece o mundo pode negar que o Rio é privilegiado pela natureza, mas quando se compara com os demais bens culturais já reconhecidos do Brasil, como Ouro Preto, Olinda, São Miguel das Missões, Bom Jesus em Congonhas, Centro Histórico de Salvador, Brasília, Centro Histórico de São Luiz, Diamantina, Centro Histórico de Goiás e São Cristovão de Sergipe pode entender a controvérsia que já está gerando.

O Brasil tem outros bens naturais reconhecidos, como as Cataratas do Iguaçu, costa do descobrimento na Bahia, Parque Nacional da Capivara, Reserva da Mata Atlântica, Parque Nacional do Jaú na Amazônia, Pantanal matogrossense, reserva do cerrado, Parque Nacional de Veadeiros e Emas, Fernando de Noronha e seria compreensível que no Rio fosse reconhecido nesta categoria.

untitledrio_janeiroarcoaterro

Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Arco de Santa Tereza,  aterro do Flamengo

Mary Del Priori, a historiadora brasileira informa que o Rio de Janeiro desde a época da chegada de D. João VI era reconhecido pela sua sujeira. As favelas dos morros cariocas, ainda que sejam atrações turísticas para alguns e contar com vistas maravilhosas da Baía da Guanabara, não podem ser consideradas como orgulhos nacionais.

As obras dos homens, mesmo existindo exceções, não podem ser consideradas patrimônios culturais de grande destaque, mesmo que sejam palcos de maravilhas como o carnaval e o espírito descontraído dos cariocas, que inspiram canções como a "Garota do Ipanema", de Jobim.

Espera-se que este reconhecimento obriguem os brasileiros e especialmente os cariocas a se empenharem no seu aperfeiçoamento, preservando o que a natureza nos legou. A baía da Guanabara merece ser despoluída, as favelas urbanizadas, a criminalidade contida. A Copa do Mundo e as Olimpíadas são oportunidades que melhoraram sensivelmente muitas importantes cidades no mundo, e o Rio de Janeiro contará com estes eventos.

Vamos aproveitar a honraria e a oportunidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: