Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Osesp Integrada no Melhor do Mundo

6 de agosto de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Se existe um destaque cultural brasileiro de padrão internacional, este é certamente a Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, que estará participando neste mês de agosto do festival BBC Proms, considerado como um dos mais prestigiosos do mundo. Na Revista Osesp deste mês, o economista e filósofo Eduardo Giannetti, no seu artigo “Vislumbre de um mundo melhor: os concertos para piano de Mozart”, registra: “A vida oprime, o som liberta. Na Metafísica do Belo (1820), Schopenhauer afirma que ‘a música é um exercício oculto de filosofia, no qual a mente não sabe que está filosofando’. Para além do prazer e da dimensão estética, a arte de Mozart como nenhuma outra os valores e os ideais do iluminismo europeu do século XVIII – ‘o vislumbre de um mundo melhor’, no dizer de Schubert”. Ele tem toda a razão, nada mais opressor que as limitações da economia atual e o vislumbre de um futuro melhor.

Como parte preparatória desta honrosa participação da Osesp em Londres, que contará com a regência da consagrada maestrina Marin Alsop e participação do pianista brasileiro Nelson Freire, ela apresentou um concerto excepcional no último fim de semana. Sob a regência de Sir Richard Armstrong, e participação de solista do pianista Marc-André Hamelin, nomes de mais alto nível mundial, a Osesp, entre outras peças, apresentou o Concerto nº 19 Para Piano em Fá Maior, KV 459 (1784), sendo que o solista ainda presenteou a plateia com um bis com um sofisticadíssimo Debussy. Deu uma marcante demonstração que está preparada para as plateias mais exigentes do mundo.

osesp logountitled

A música costuma funcionar como um bálsamo nos momentos mais difíceis e permite aos seres humanos sonharem com dias melhores. Mas também apresenta desafios para orquestras, como da Osesp, que estão sob observações dos mais exigentes regentes e outros profundos conhecedores da música de padrão internacional. Contando com a participação de alguns músicos estrangeiros, além de apresentar as peças mais conhecidas e sofisticadas do mundo, também incorpora o que existe de melhor no folclore e na produção nacional de música clássica. Vem correspondendo às expectativas gerais e aperfeiçoando-se cada vez mais.

Ainda que venha realizando excursões internacionais, como existem circuitos mais exigentes e consagrados, participar do BBC Proms mostra que o seu patamar está sendo elevado. Neste círculo da música clássica, tanto as publicações consagradas como as informações transmitidas boca-a-boca são extremamente importantes, havendo uma concorrência permanente de nível mais elevado de exigência.

A Osesp está sendo procurada pelos regentes que representam a nata do que se dispõe no mundo atual. A Sala São Paulo, ainda que adaptada de uma antiga estação ferroviária, impressiona pela sua suntuosidade, apresentando somente alguns pequenos problemas que podem ser contornados pelos que conhecem os seus meandros.

Como a plateia brasileira ainda está num processo de aprendizado, alguns novos apreciadores da música clássica ainda cometem os seus erros, como os aplausos nos momentos inconvenientes. E sempre existem os que acham que não estão incomodando os músicos como os demais que frequentam seus concertos, hora tiram fotos e, indesculpável, “esquecendo” de desligar os seus celulares.

Mas parece que o relevante é que a Osesp está num processo de constante aperfeiçoamento, gerando uma expectativa que poder chegar mais longe, com paciência e muito trabalho.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: