Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Diferentes Manifestações Culturais Brasileiras

15 de agosto de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Num artigo de João Luiz Sampaio publicado no O Estado de S.Paulo faz-se uma descrição da expectativa sobre a excursão da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo pela Europa, que começa hoje com a sua apresentação no Royal Albert Hall, como parte do prestigioso festival BBC Proms em Londres. Ainda que a Osesp encante os brasileiros e muitos regentes visitantes quando se apresentam em São Paulo, na Sala São Paulo, a atual regente titular Marin Alsop informa a plateia europeia que ainda é prematuro falar que a orquestra seja uma de nível internacional, mas que ela vê o Brasil como “um país com fome de grandeza”. A atração principal é ela mesma que, tendo regido em Cincinatti e conquistado prestígio internacional, desperta curiosidade ao se apresentar inicialmente com solo de Nelson Freire e depois com solo de Antonio Meneses em Snape Maltings Concert no Hall Aldeburgh, na Inglaterra.

A Osesp ainda se apresentará em Kurhaus, em Wiesbanden, na Alemanha, também com Nelson Freire. E finalmente no Concertgebouw em Amsterdã, na Holanda, com Antonio Meneses. Esta excursão, comparada com as anteriores pela Europa vai se apresentar para plateias mais exigentes, tendo sido destacada pela prestigiosa revista especializada Gramophone e pelo Financial Times, gerando uma expectativa favorável, que esperamos seja confirmada.

classica-600

Osesp, regida pela Marin Alsop

1_nelson_freire_KEINY_ANDRADE_AE278082866_640

Nelson Freire e Antonio Meneses se apresentam com a Osesp

Se existe um observador astuto e crítico equilibrado sobre futebol é Tostão, que já encantou como jogador da seleção brasileira. Ele costuma escrever suas ponderadas observações na Folha de S.Paulo, e hoje se apresenta com um artigo cujo título revela tudo: “Pior do que pensava”. Observa com ponderação que depois da derrota para o México, a seleção precisa de um Zé Roberto, referindo-se ao técnico da seleção de vôlei feminino, que, além de ter atuado na Europa, estuda com muito cuidado todos os adversários, tendo derrotado a poderosa equipe dos Estados Unidos, a favorita para a medalha de Ouro nas Olimpíadas. O Brasil não contou com uma equipe de futebol motivada nem um sistema de jogo definido, mostrando a limitação do atual técnico, que se espera seja mudado, se houver alguma pretensão para o futuro. Atualmente, não faz mais parte da elite futebolística mundial, como já foi no passado, infelizmente. Uma humildade como da Osesp seria desejável.

t_64518_jose-roberto-guimaraes-pede-um-mes-para-definir-permanencia-na-selecao-feminina

José Roberto Guimarães: cabeça raspada para cumprir promessa por título

Muitos jornais brasileiros dão destaque ao incêndio que destruiu um valioso acervo da arte brasileira, que pertencia ao marchand Jean Boghici, e a Folha de S.Paulo faz um paralelo com o incêndio do MAM do Rio de Janeiro em 1978, o da jornalista Niomar Moniz Sodré também no Rio em 1985, e o de Helio Oiticica em 2009, igualmente no Rio de Janeiro. Parece que faltou registrar o desaparecimento da coleção de Manabu Mabe, num possível desastre aéreo em 1979, num avião que nunca foi encontrado. Para um país relativamente pobre em importantes acervos artísticos, os que incluem obras relevantes de artistas brasileiros e internacionais, merecem um cuidado maior que não se tem dispensado para a preservação adequada destes patrimônios.

io-de-janeiro-no-apartamento-do-marchand-romeno-jean-boghici-obras-de-arte-valiosas-podem-ter-sido-destruidas-como-o-oleo-samba-1344940952073_956x500

Incêndio em apartamento destruiu obras como “Samba”, de Di Cavalcanti

Alguns artistas plásticos brasileiros continuam ganhando prestígio no exterior, figurando com seus trabalhos nos melhores museus internacionais. Na realidade, mesmo reconhecidos no Brasil, eles só são considerados relevantes se contam com aquisições de museus internacionais de grande prestígio, pois sempre existem sentimentos patrióticos que acabam prejudicando avaliações comparativas com outros do exterior.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: