Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Exemplos de Superação nas Olimpíadas de Londres

13 de agosto de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , | 2 Comentários »

Muitos veículos de comunicação social registram os frequentes casos de superação que foram observados nas Olimpíadas de Londres 2012, e cada apreciador das qualidades humanas poderá destacar os que mais o impressionou. Alguns casos podem ser quase consensuais, e outros decorrem das preferências pessoais dos analistas. Mas quase todos mostram que a mente humana é capaz de provocar reações às limitações, determinando resultados que superam as expectativas mais otimistas. Um dos casos mais notórios é o caso do atleta sul-africano Oscar Leonard Carl Pistorius que mesmo tendo duas pernas amputadas, utilizando as artificiais que foram especialmente criadas para ele, chegou às semifinais dos 400 metros rasos para homens, além de disputar o revezamento de 4X400 metros da equipe da África do Sul. Ele já tem 4 medalhas de ouro nas Paraolimpíadas, e pretende disputar à próxima Olimpíada no Rio de Janeiro.

Também é o caso do atleta sul-coreano Dong Hyun Im que obteve a medalha de ouro no arco e flecha, contando somente com 20% da visão no seu olho direito e 10% no seu olho esquerdo. Existem notícias que alguns monges conseguem resultados semelhantes não em competições esportivas, mesmo com os olhos vendados, mostrando que esta modalidade esportiva depende muito da concentração mental, como em muitas outras especialidades.

OLY-2012-ATHLETICSIm-Dong-Hyun-blind-archer

Oscar Pistorius / Dong Hyun Im

London Olympics Volleyball Women

Seleção de voleibol feminino do Brasil, bicampeã olímpica

A seleção feminina brasileira de vôlei não vinha registrando resultados brilhantes antes e na fase classificatória das Olimpíadas de Londres 2012. Formada de algumas veteranas e outras que pela primeira vez disputavam uma Olimpíada, na fase classificatória perdeu para as norte-americanas e coreanas, só conseguindo passar para a fase seguinte diante dos resultados que dependiam de outras equipes. Na sua disputa até chegar às finais, passou por um jogo épico com as russas, vencendo-as depois de salvar seis match points contrários. Passou pelas coreanas e perdeu o primeiro set para as norte-americanas, que já tinham derrotada as brasileiras facilmente na fase classificatória e reconhecidas como as mais preparadas por todos, francamente favoritas. No entanto, conseguiu a superação, terminando a partida em 3 a 1, sem deixar qualquer sombra de dúvida.

Nestas disputas acirradas, o estado psicológico das equipes influi de forma expressiva, além do preparo físico individual e do adequado entrosamento da equipe. A orientação do técnico é fundamental, principalmente sobre o controle emocional das atletas, mas em todas as modalidades esportivas pode-se recomendar que contem com especialistas em psicologia esportiva para as disputas em todas as modalidades.

Os especialistas em medicina esportiva informam que o otimismo ajuda a liberar substâncias químicas que ajudam nos resultados, que não são somente esportivos, mas na maioria das atividades humanas, enquanto o pessimismo tende a provocar uma depressão. Os muitos resultados das Olimpíadas de Londres 2012 comprovam que as disputas dependem de preparações físicas, técnicas e empenho, mas também do estado psicológico dos atletas.

Como importantes competições, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, estão programadas para os próximos anos no Brasil, além das preocupações com a infraestrutura, treinamentos físicos e técnicos dos atletas, parece recomendável que se cuide do preparo psicológico dos atletas, notadamente nos esportes coletivos.


2 Comentários para “Exemplos de Superação nas Olimpíadas de Londres”

  1. Arthur
    1  escreveu às 23:50 em 20 de setembro de 2012:

    Muito bom esse artigo. Aliás, esse site tem conteúdos muito bem elaborados e diversificados. Belo trabalho!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 04:28 em 21 de setembro de 2012:

    Caro Arthur,

    Obrigado pelo comentário. Favor usar e recomendar o mesmo entre seus amigos.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: