Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preocupações do Vietnã com a Tecnologia Agrícola

6 de agosto de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Algumas pessoas observam comigo que muitos textos postados acabam se concentrando em determinados países, como no caso do Vietnã. Isto acontece até por recomendação de especialistas das Nações Unidas que procuram ficar atentos a pequenos países ainda em desenvolvimento que efetuam grandes esforços, devendo ganhar projeção no futuro próximo. Todos sabem parte da história do Vietnã e a garra do seu povo que já enfrentou e derrotou surpreendentemente poderosos países como a França, os Estados Unidos e mantém os chineses com a distância adequada do seu território, o que por somente isto já deveria merecer uma grande atenção. Já postamos neste site que sua produção agrícola diversificada vem ocupando posições importantes no mercado internacional.

No artigo postado no jornal Viêt Nam News que o ministro vietnamita de Agricultura e Planejamento Rural, Cao Duc Phat, falando num fórum destinado a discutir a aplicação de alta tecnologia no desenvolvimento rural do Vietnã, conclamou os participantes a intensificarem estas tecnologias na agregação de valor aos seus produtos que estão sendo exportador. Isto ajudaria a promover um desenvolvimento sustentável naquele país. Nguyen Van Bo, chefe da Academia de Ciência Agrícola do Vietnã, expôs que estas tecnologias poderiam ser ainda melhor aplicadas na agroindústria, usando exemplos como o de Israel.

14444801-air-view-of-modern-hog-farm-and-lagoonsagrobusinnes vietnanimagesCAKDNMGC

As naturais variações e instabilidades das atividades agrícolas, segundo as autoridades vietnamitas, devem ser reduzidas com as atividades agroindustriais que, aproveitando os seus produtos primários que estão sendo exportados, podem agregar maior valor e criar empregos no país.

Citam o caso como do café que está sendo exportado para a Alemanha para a produção de solúveis, o que poderia ser feito no próprio Vietnã. Como uma parcela muito grande da população vietnamita ainda vive das atividades rurais, o que eles estão pretendendo é que haja mais atividades agroindustriais, que criem empregos para a sua população, de forma que seus produtos exportados incorporem maior valor agregado.

Eles estão intensificando os estudos técnicos para tanto. Entre 2005 a 2011 foram realizados 4.300 estudos científicos para melhorar a sua produção agrícola. Mas, para o período 2012 a 2015, pretendem implementar atividades de alta tecnologia, inclusive para a exportação, como está ocorrendo da Delta do rio Mekong, na província de Giang.

Sua produção agrícola, como o de arroz, está sendo mais intensamente mecanizada, com emprego de melhores sementes, uso de fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos para evitar as pragas, bem como reduzir o volume de água na sua irrigação. Está se intensificando as localidades onde os agricultores tenham acesso às informações disseminadas pela internet.

Também o crédito rural está sendo utilizado para incrementar a aquisição de máquinas agrícolas. Muitas destas máquinas estão reduzindo os desperdícios provocados pelas perdas das colheitas.

Se as exportações agrícolas vietnamitas já são competitivas, com o uso destas tecnologias estimuladas pelas autoridades, devem contribuir para que seus produtos tenham maior valor, contribuindo para o desenvolvimento daquele país, constituído por dedicados trabalhadores. Deve-se admirar o esforço tecnológico que está sendo naquela parte do Sudeste Asiático.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: