Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Resultados Animadores da Economia Japonesa

15 de agosto de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , | 4 Comentários »

Se existe uma economia que vem enfrentando dificuldades terríveis, mas os superando, é a japonesa. Enfrentando um câmbio valorizado, dificuldades de exportação, limitações dos fornecimentos de energia, os resultados de 1.505 empresas não manufatureiras levantadas pelo jornal econômico Nikkei para o período abril-junho comparado com o mesmo período do ano passado mostraram que seus lucros cresceram 7%. Mesmo incluindo as indústrias, o crescimento foi de 2% para o conjunto das empresas cotadas na Bolsa. Os dados do primeiro grupo não incluem as empresas que iniciaram as suas atividades, as de energia e as do setor financeiro.

Dos 14 setores pesquisados, 11 registraram ganhos positivos, com os transportes ferroviários, gás e ônibus, serviços e as do setor imobiliário obtendo resultados destacados. Os de ônibus e de ferrovias, incluindo o Shinkansen, cresceram 60% nos resultados obtidos, sempre considerados antes dos impostos. Os tributos que estão sendo elevados no Japão são sobre as vendas, para fazer face ao elevado endividamento do setor público. O setor de turismo bateu recorde, e no setor imobiliário os lucros cresceram 30%, com novos lançamentos comerciais como Tokyu Terrra e o Tokyu Plaza Omotesando Harajuku, a nova sensação da capital nipônica, na região mais prestigiada em vendas de luxo daquela metrópole.

imaimageimagesomohara-hiroshi-nakamura-3

Imagens do Tokyu Plaza Omotesando Harajuku

Enquanto isto, o lucro antes dos impostos dos fabricantes caiu 2% no mesmo período, pressionado pela desaceleração econômica na Europa e na China. As montadoras de veículos e seus fornecedores se recuperaram, mas o setor de aço, produtos químicos, têxteis e de papel sofreram uma forte queda de preços nos mercados asiáticos.

A recuperação de todas as empresas japonesas cotadas na Bolsa, com os seus lucros antes dos tributos, vem alcançando bons resultados, sendo que, no trimestre janeiro-março, 59% das empresas melhoraram o seu resultado quando comparado com o mesmo período do ano passado, sendo que, em abril-junho, 49% conseguiram melhorar o índice.

Como o ano fiscal japonês encerra-se em março, eles esperam que os lucros antes dos impostos no ano que se encerra em março de 2013, todas as indústrias tenham um crescimento dos lucros de 18%. Nas condições adversas do Japão, estes resultados são invejáveis, mostram que já superaram, antes da Europa e dos Estados Unidos, as dificuldades, com grandes esforços, chegando a superar muitos países de economias emergentes.


4 Comentários para “Resultados Animadores da Economia Japonesa”

  1. Priscilla Brasil
    1  escreveu às 13:34 em 17 de agosto de 2012:

    Doutor Paulo,

    Não deixe de assistir ao filme “Corações Sujos”, do diretor Vicente Amorim.

    Priscilla Brasil

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 18:38 em 17 de agosto de 2012:

    Cara Priscilla Brasil,

    Vou tentar seguia a sua sugestão, mas o livro em que baseia o filme só fez um levantamento do que consta dos inquéritos policiais, o que apresenta somente uma visão formal. Parece que o diretor do filme enfetizou alguns aspectos românticos, sendo uma ficção. Conheço estas histórias de diversos angulos, inclusive o que foi apresentado no Gaijin, bem como livros que foram escritos pelos parentes dos que participaram diretamente destes episódios. Eu mesmo, só tenho poucas lembranças da infância, quando estes acontecimentos ocorreram, e tenho conhecidos cujos parantes participaram diretamente destas histórias. A questão é muito complexa e necessita incorporar visões de diversos angulos, bem como suas interpretações. Infelizmente, estas histórias, não são apreciadas pelos japoneses e seus descendentes, e o grosso da documentação existente está em lingua japonesa, não sendo muito acessível. Mas, existem documentações melhores que as que foram utilizadas na sua base.

    Paulo Yokota

  3. Priscilla Brasil
    3  escreveu às 18:55 em 17 de agosto de 2012:

    Doutor Paulo,

    Obrigada pelos esclarecimentos.

    Priscilla Brasil

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 21:47 em 17 de agosto de 2012:

    Cara Priscilla Brasil,

    Sempre que possível, procurarei esclarecer. Mas, procure também outras interpretações.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: