Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Um Futebol na Antiguidade Chinesa

22 de agosto de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Não há dúvidas que muitas coisas tenham sido inventadas na China, mas é difícil acreditar na Dinastia Han (206 AC a 220 DC) já havia uma prática muito semelhante ao futebol atual. O assunto até está sendo discutido pela FIFA – a Federação Internacional de Futebol, envolvendo o seu presidente atual, Joseph Blatter. A notícia está sendo veiculada pela China Daily, que num artigo colocou a foto abaixo, de uma pratica chamada cuju, que teria origem no treinamento militar, mas chegou a ser apresentados nos eventos que envolviam até o imperador da época.

A forma atual do futebol teve origem a cerca de 200 anos, mas admite-se que havia outras práticas anteriores como o Cálcio Fiorentino, envolvendo um elevado número de jogadores. No caso da China, antes da Era Cristã, as provas são oferecidas pelas citações na poesia, que descreve um jogo que tem muita semelhança com o futebol atual. Duas equipes chutavam a bola, recheada de penas e pêlos, num campo tentando manter a sua posse, e marcar um gol antes do outro time.

clip_image001

Show de cuju na província de Shandong. Foto: China Daily

Os árbitros eram utilizados para que os jogadores não utilizassem as mãos e os fundamentos aparentam algo crível. A prática era para treinamento dos militares, para defesa e ataque. Teria passado a ser apreciado pelas classes mais elevadas, servindo como entretenimento durante os banquetes imperiais.

Consta que havia jogadores militares que se destacavam, sendo contemplado com posições mais elevadas pelas autoridades da época, tendo um deles atingido o comando da defesa do reino, ainda quando a China não tinha sido unificada. Também teria sido praticado pelas mulheres, constando que uma jovem de 17 anos derrotou uma equipe de soldados.

Este jogo teria se espalhado pela Ásia, chegando a Coreia, Vietnã e ao Japão. Na China, este jogo teria desaparecido na dinastia Ming (1368-1644). Alguns historiadores afirmam que a ideia básica deste jogo teria chegado ao Egito, Roma e a França, admitindo-se que chutar uma bola com os pés não seja algo inovador, mesmo que tenha chegado ao Ocidente pela Rota da Seda.

A Fifa no seu site admite que o cuju seja uma forma antiga de jogo, mas não há uma evidência científica que seja o precursor do futebol moderno. Mas os historiadores afirmam que havia também uma forma primitiva do golfe no século X, num esporte chinês chamado chuiwan, e um esporte envolvendo uma bola e cavalos, chamado jiju da Dinastia Tang (618 a 9007) seria o precursor do pólo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: