Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Economia de Energia na Iluminação e no Smart Grid

3 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , | 4 Comentários »

Efetua-se um esforço em todo o mundo no sentido que o desenvolvimento se torne sustentável, e uma das medidas mais importantes está na área da economia do consumo de energia. Na área da iluminação, muitas empresas já estão utilizando as lâmpadas chamadas de LED (light emitting diodes) de diversos fabricantes, a tal ponto que o METI – Ministério de Economia, Indústria e Comércio do Japão está promovendo a sua padronização.

O jornal econômico japonês Nikkei noticia que o METI está liderando o processo, pois a indústria japonesa, dada a necessidade imperiosa de economia de energia nos produtos eletrodomésticos e automotivos, está estabelecendo metas de desempenho para cada cinco anos. As lâmpadas LED terão os seus consumos nas suas embalagens, de forma que os consumidores saibam exatamente o que estão adquirindo, observando simplesmente os seus rótulos.

220px-LED_bulbslampadas-samsung

Estas lâmpadas são relativamente novas e estão em processo de contínuo aperfeiçoamento, constatando-se que a cada cinco anos o seu consumo de energia seja reduzido em 30 a 40%. Os atuais já usam 80% menos de energia que os primeiros lançados no mercado.

Este esforço está sendo generalizado, tanto nas residências como nos escritórios e nas fábricas, bem como na iluminação dos logradouros públicos. Está se disseminando em todo o mundo, e o Brasil é um dos países onde o processo se encontra relativamente atrasado.

O custo da energia está se elevando em todo o mundo, inclusive no Brasil. Um esforço sistemático precisa ser estabelecido, pois a energia economizada é a menos onerosa em qualquer economia.

Comparando-se os diversos tipos de aparelhos elétricos e o seu conjunto, nota-se que com o chamado “smart grid” – sistema inteligente, os conjuntos de todos passam a ser controlados eletronicamente, permitindo localizar onde os consumos estão sendo exagerados.

Noticia-se que mesmo as grandes empresas como a japonesa Toshiba estão se associando nestes esforços, como a Alston alemã, para que os equipamentos pesados produzidos por eles tenham o mesmo objetivo.

Este conceito de “smart grid” está passando também para uma cidade inteira, de forma que todas as formas de utilização de energia tenham um controle que vai aperfeiçoando as formas coletivas de consumo, tanto nos transportes e iluminações como em todas as atividades que consomem variadas formas de energia.


4 Comentários para “Economia de Energia na Iluminação e no Smart Grid”

  1. Álvaro P.Campos Jr.
    1  escreveu às 09:49 em 4 de setembro de 2012:

    Caro Professor Paulo Yokota, a empresa canadense Plan A está estudando a implantação de uma unidade produtiva em São Sebastião do Paraíso – MG, para a produção das lâmpadas e luminárias LED’s, investimento previsto de R$ 65.mi.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:12 em 4 de setembro de 2012:

    Caro Álvaro,

    Obrigado pela informação.

    Paulo Yokota

  3. Ricardo Alberto Quintela
    3  escreveu às 09:40 em 6 de setembro de 2012:

    Prezado Professor desejo lhe informar que desde janeiro de 2012 ja funciona no Brasil , uma fabrica de lampadas tubulares a Led em Campinas com tecnologia totalmente Brasileira , (porem usa leds e circuitos integrados importados) mas que incluem ideias de ultima geração como a dimerização multilevel , dispensa a luminaria e são totalmente concertaveis com garantia de 3 anos e preços muito competitivos.
    Tanto que, ao dispensar a luminaria, a solução de led para iluminação custa 20% mais barata que a solução fluorescente convecional.
    Muitas fabricas e ambientes de uso intensivo de luz artificial, ja estão adotando com 50% e ate 80% de economia de energia.
    Grato

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 16:05 em 6 de setembro de 2012:

    Caro Ricardo Alberto Quintela,

    Obrigado pela informação, pois a grande maioria das empresas brasileira ainda utilizam mais energia que a possível.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: