Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nova Onda de Interesse dos Japoneses Sobre a MPB

10 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , | 2 Comentários »

Já na viagem do voo inaugural da Varig para o Japão em 1968, tivemos a felicidade de encontrar em Quioto um músico que tocava e cantava Bossa Nova, sem saber que estava cantando em português. Ele imitava Sérgio Mendes, de ouvido, e cantava num bar: “Só danço samba, só danço samba, …”, quando passando pela rua o ouvimos e fomos conversar com ele. Quando da Expo Tsukuba 85, tivemos o privilégio de levar Nara Leão e Roberto Menescal para cantarem no Dia do Brasil. Já naquela época, havia alguns conjuntos japoneses especializados em música brasileira, bem como alguns bares especializados no gênero.

Todos os mais importantes músicos e artistaS da MPB – Música Popular Brasileira gravaram no Japão, que conta com estúdios de padrão internacional do mais alto nível. Os mais importantes continuam fazendo sucesso no Japão. Existe em Tóquio um Blue Note, melhor instalado do que o a matriz de Soho, em Nova Iorque, onde o forte é a música brasileira, principalmente na forma de sofisticada Bossa Nova, com fortes influências jazzísticas. Agora é uma alegria constatar no WebTown uma parceira deste site, que são os músicos japoneses cantando em português somente para um público local, que se mostra cansado das músicas norte-americanas e ficam encantados com a brasileira, mesmo que não compreendam o seu significado de suas letras.

Muitos brasileiros ficam impressionados ao encontrarem nos carnavais do Rio de Janeiro japoneses vindos de sua terra natal para participarem dos desfiles. É impressionante a quantidade de japoneses que vão a Asakusa, um bairro tradicional de Tóquio, quando um desfile de carnaval é lá apresentando, tanto com escolas criadas no Japão, como passistas brasileiros que se deslocam até o outro lado do mundo.

São bastante frequentados os festivais que os brasileiros residentes no Japão promovem em algumas de suas cidades, com destaque para a capital Tóquio, promovido pela Câmara de Comércio Brasil Japão, que conta com a ativa participação das principais empresas brasileiras que operam no Japão, como a Petrobras, Vale, Banco do Brasil e muitos outros.

Mas a nova onda que está se observando no Japão é dos japoneses interessados na música popular brasileira, mesmo sem a participação dos brasileiros. Os principais músicos brasileiros sabem que o mercado japonês é um dos melhores no exterior, e acolhem os brasileiros com toda a simpatia possível.

Muitos ainda ouvem calados, como é de sua cultura, mas outros já dançam e participam contagiados pelo clima que é criado. Para nós brasileiros, passa a ser um motivo de grande orgulho saber que somos reconhecidos no outro lado do mundo, pela nossa alegre forma de viver.


2 Comentários para “Nova Onda de Interesse dos Japoneses Sobre a MPB”

  1. Letícia
    1  escreveu às 21:14 em 13 de setembro de 2012:

    Realmente, é de surpreender o quanto os japoneses adoram a nossa Bossa Nova. fazia anos que procurava uma antiga música que escutava na vitrola de meu pai, nunca mais encontrei. Graças a uma cantora, nem tão famosa, japonesa pude escutar a música de novo. Acho bom, porque pelo menos, não é uma imagem ruim do Brasil lá no Japão.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:22 em 13 de setembro de 2012:

    Cara Letícia,

    Muito obrigado pelos seus comentários.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: