Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Procurando Conhecer Algumas Tribos Mongóis

5 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

A Mongólia, entre a Rússia e a China, conta com muitos recursos minerais que estão sendo fornecidos para o mundo globalizado atualmente. Mas sabe-se pouco sobre suas tribos, sendo que um dos poucos nomes de destaque foi Gengis Kahn que está com a sua imagem histórica sendo revista, deixando de ser considerado um bárbaro sanguinário, passando a ser reconhecido com um grande estadista. Ainda que os mongóis sejam conhecidos como nômades, uma exposição que está sendo apresentada em Tóquio, segundo o artigo elaborado por C.B.Liddell para o The Japan Times, apresenta algumas de suas relíquias que são indícios de uma cultura consolidada. O Império Khitan (907 a 1125) mostra como uma de suas tribos foi poderosa.

A exposição no Museu da Universidade de Arte em Tóquio compreende quatro seções: a arte nômade, tradições herdadas do Tang chinês, cidades nas estepes e um país budista sob céus azuis. Mostram que enriqueceram gradualmente com progresso social e cultural. A exposição apresenta as obras de arte que foram utilizadas no funeral da princesa Chen, que faleceu com apenas 18 anos, como máscaras de ouro e muitos apetrechos que mostram a sua cultura nômade, de rápidos deslocamentos.

fa20120823a1afa20120823a1d

As relíquias revelam uma sociedade em transição, que acreditava que a vida após a morte seria uma viagem para as montanhas sagradas, onde deveria ser acompanhado dos seus pertences, inclusive animais que eram sacrificados, como os seus preciosos cavalos.

Apesar de serem originários da Mongólia, seus domínios chegavam até a atual Pequim. Mesmo tentando preservar suas culturas, foram absorvidos pela dos chineses que eram certamente mais avançados.

É interessante que o budismo já tinha chegado à Mongólia, vindo da Índia e passado pela China, propagando-se por outros países asiáticos. É interessante que peças de mármore constam da exposição, mostrando que deixaram suas tradições nômades.

É preciso compreender que houve muitas guerras neste período em diversas partes da Ásia, sendo que algumas culturas se perderam com o desaparecimento de impérios. Mas estas relíquias dão uma noção de sua importância cultural, que foi se integrando com a chinesa.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: