Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Reunião do FMI e BM em Tóquio

16 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , | 2 Comentários »

É surpreendente que somente depois de cerca de 50 anos, a reunião do FMI – Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial venham a se realizar em Tóquio. O Japão foi por muito tempo a segunda economia do mundo, e um dos grandes financiadores de ambas as instituições para poder assistir a outros países. A reunião deve atrair cerca de 20 mil visitantes do exterior, do mais alto nível, que acompanham as autoridades dos 188 países que devem estar representados. Um artigo do jornal japonês Nikkei informa que a maior parte da capacidade hoteleira da cidade já está reservada.

Todos sabem que estas reuniões ajudaram a acelerar as consolidações de importantes cidades como Seul, pois com estas reuniões acabam sendo vitrines para o resto do mundo. As estruturas hoteleiras bem como os locais para amplas reuniões necessitam ser preparadas, e Tóquio conta com as melhores condições para tanto. Ainda assim, as principais reuniões devem ocorrer nas dependências do tradicional Hotel Imperial. Como muitos bancos promovem reuniões paralelas aproveitando a oportunidade para contatos importantes, os principais hotéis de Tóquio já estão com suas dependências reservadas, estimando-se que sejam de 250 eventos. As reuniões devem se realizar entre os próximos dias 9 a 14 de outubro.

imagesCA4I9W41fmi%20e%20banco%20mundialworld-bank-logo

Hotel Imperial de Tóquio

O artigo informa que neste período haverá dificuldades para outros visitantes, sendo que cerca de 500 limusines também já estão reservadas, com dificuldades para se conseguir outras facilidades, ainda que Tóquio tenha elevada capacidade para grandes eventos.

Ainda que estas reuniões sejam cansativas com os pronunciamentos das autoridades de todos os países membros, algumas podem ser importantes posicionando o mundo com relação aos graves problemas que estão sendo enfrentados. Como sempre, a maioria dos participantes pode ter somente ideias gerais do que está acontecendo, pois as mais importantes costumam ser efetuadas em reuniões mais restritas que reúnem somente as personalidades mais influentes.

Muitas reuniões só serão sociais para o reencontro de muitos representantes de países e dirigentes de grandes instituições financeiras internacionais, pois as que discutem problemas substantivos costumam ser restritas. As reuniões preparatórias são de grande importância, sendo que a maioria das importantes resoluções é previamente negociada. Os pronunciamentos das autoridades, principalmente dos diversos países, costumam ser para consumo da opinião pública interna.

De qualquer forma, as reuniões deverão proporcionar um clima do ânimo, tanto das autoridades como dos principais agentes que têm importância nas tendências futuras dos assuntos financeiros internacionais, mas não se pode aguardar que soluções espetaculares sejam adotadas.


2 Comentários para “Reunião do FMI e BM em Tóquio”

  1. Luiz Borges
    1  escreveu às 09:20 em 17 de setembro de 2012:

    E as relações Sino Japonesas? Pode ocorrer uma guerra por causa da ilha Senkaku?

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:41 em 17 de setembro de 2012:

    Caro Luiz Borges,

    Não acredito numa hipotese de guerra, mas houve um retrocesso de décadas no relacionamento bilateral dos dois países, e suas consequência ainda não são previsíveis. O estado emocional apresenta paralelos com os Estados Unidos e o mundo árabe, infelizmente. Esperamos maior racionalidade e diplomacia, mas o quadro é muito complexo e tende a complicar os relacionamentos entre países asiáticos, que chegaram a um dos mais fortes relacionamentos comerciais.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: