Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

São Paulo Reconhecido Como Centro da Arte Contemporânea

11 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: ,

Um dos museus mais importantes do mundo é o Tate Gallery de Londres, notadamente em arte contemporânea. Nicholas Serota é o seu diretor nos últimos 24 anos e está visitando São Paulo e foi entrevistado por Silas Martí, cujo resumo foi publicado hoje pela Ilustrada da Folha de S.Paulo. A íntegra da entrevista está no: http://tools.folha.com.br/print?url=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Filustrada%2F1151120-sao-paulo-se-tornou-um-centro-para-a-arte-contemporaneo-diz-diretor-da-tate.shtml&site=emcimadahora .

A Tate Gallery já apresentou retrospectivas como de Hélio Oiticica e Cildo Meireles e se prepara para a de Mira Schendel, em colaboração com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, no segundo semestre de 2013. Suas considerações, certamente diplomáticas, são de um especialista do mais alto nível internacional e enche de orgulho os brasileiros.

grande-nucleo-helio-oiticicaCildo

Obras de  Helio Oiticica e Cildo Meireles

Mira_Schendel_Untitled_series_Graphic_Objects_197210-lygia-clark

Obras de Mira Schendel e Lygia Clark

Já a primeira Bienal de São Paulo em 1951 mostrou que os artistas brasileiros podiam figurar entre os internacionais. Manabu Mabe ganhou o grande prêmio de pintura na segunda bienal em 1953. E muitos outros vieram sendo reconhecidos internacionalmente, orgulhando o Brasil, dando mostras de suas criatividades.

Quando uma figura como Nicholas Serota, autoridade reconhecida mundialmente, concede generosas considerações como as que figuram na entrevista, os olhos dos brasileiros ficam marejados, pois está vindo de autoridades internacionais do mais elevado nível.

Se o Brasil, com todas as suas dificuldades, já é reconhecido no mundo como uma potência econômica, política e em outras formas de manifestações humanas, era preciso que suas artes contemporâneas também o fossem, para mostrar que se trata de um país equilibrado, que não conta somente com poucos destaques, mas desenvolve-se globalmente e de forma sustentável.

A arte costuma ser a vanguarda do que se seguirá, mostrando que não se vive somente da potencialidade e do futuro, mas no presente já existe uma realidade concreta, do qual não basta se orgulhar, mas é necessário utilizá-la para o bem-estar não somente dos brasileiros, como da humanidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: