Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

The Economist Analisa a Política Econômica Brasileira

16 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

No mundo econômico atual, é difícil que alguém esteja satisfeito com as medidas duras que precisam ser tomadas pelas autoridades. Elas estão limitadas pelos constrangimentos existentes na economia, ainda que desejem ativar as atividades econômicas, e mesmo assim Dilma Rousseff consegue manter o seu prestígio pessoal, o que tem sido difícil para outros governantes. Mesmo no processo de combate à corrupção, onde o Supremo Tribunal Federal está surpreendendo com a sua dureza, a presidente Dilma Rousseff vem mantendo uma postura positiva, mesmo tendo alguns dos seus partidários atingidos.

O artigo do The Economist mostra que parte deste esforço está sendo reconhecido, notadamente no que se refere à política econômica. Ainda que não possa se igualar a Margareth Thatcher, o fato concreto é que conseguiu resistir às greves dos funcionários públicos que possuem estabilidade nos seus empregos, informando que o governo procura criar os que beneficiam os que ainda não contam com postos de trabalho. Conseguiram conter com um aumento de 15,8% nos próximos três anos, o que pode ficar abaixo da inflação, portanto sem nenhum ganho real.

BRAZIL-ELECTION-RUNOFF-ROUSSEFFeconomist-logo

Dilma Rousseff

A revista reconhece que o preço da energia elétrica no Brasil estava entre as mais elevadas no mundo, e que o governo, para renovar as concessões nas geradoras e distribuidoras, promove uma redução das tarifas para as famílias consumidoras que estão estimadas em 16%, como empresas que as utilizam que podem variar de 19 a 28%, contribuindo com cortes de tributações. Os especialistas em energia elétrica informam que as reduções podem ser maiores, nas negociações caso a caso que serão ainda promovidas.

O The Economist constata que o Brasil vem aumentando suas restrições para a importação, mas que não são mais rigorosas do que aquelas que estão sendo tomadas por outros países. A proteção da indústria local visa aumentar o emprego no país, atingindo mais de 100 produtos.

O artigo constata que o preço da gasolina veio sendo controlado pela Petrobras que se sacrificou com a política, e que a revisão das tarifas de energia elétrica pode abrir um espaço para compensar a área de petróleo, sem provocar tensões inflacionárias adicionais.

Também informam que o governo procura aumentar as licitações de rodovias e ferrovias, procurando a ampliação das atividades privadas, procurando resolver os sérios problemas de infraestrutura. Com o conjunto de medidas, e com a redução substancial dos juros, reconhece que o nível de desemprego está entre os mais baixos do mundo, procurando recuperar o ritmo de crescimento da economia brasileira.

Ser reconhecido nos seus esforços por uma revista do prestígio do The Economist, no quadro mundial atual, certamente tem um significado importante.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: