Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Achados Arqueológicos Importantes no Vietnã

1 de outubro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

O jornal vietnamita Viêt Nam News publica um artigo anunciando a descoberta de importantes sítios arqueológicos feita por uma equipe do Museu Há Noi, num sepulcro no distrito de Dong Ha Noi Anh. Espera-se que as novas descobertas permitam esclarecer a antiguidade daquele país, constituindo-se numa relíquia e patrimônio do Vietnã, que espera ser reconhecido internacionalmente, inclusive para ajudar no seu conhecimento detalhado. Cerca de 500 achados da Idade da Pedra, Idade do Metal e das civilizações conhecidas como Pa Cham – Oc Eo naquele país.

Os trabalhos estão sendo comandados pelo professor Tong Trung Tin, reitor do Instituto Nam Viet de Arqueologia. Descobriu-se um sistema de cavernas que eram moradias de povos antigos entre 20.000 a 4.000 anos atrás, e o sítio está sendo considerado Patrimônio Nacional, mas os vietnamitas aguardam que seja reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial. Isto permitiria a colaboração de equipes internacionais para examinar os achados, bem como constituir um arquivo destes materiais arqueológicos.

Equipe do Ha Noi Museum durante escavação em Ha Noi’s Dong Anh District

Os vietnamitas esperam que as descobertas permitam uma consciência local do valor do sistema de cavernas, e ajudem a proteger o meio ambiente e sirva para promover o turismo internacional. Existem outras descobertas já efetuadas naquele país, mas ainda não estão devidamente estudadas. O Vietnã carece de recursos humanos e financeiros para tanto.

Eles informam que já tinham sido localizadas embarcações datadas do século XIV, mas que tiveram que ficar cercadas para evitar a ação de saqueadores. As explorações foram licitadas para empresas privadas, mas elas contam com experiências limitadas.

Informam que em dois anos de trabalho, conseguiram obter 150.000 objetos de naufrágios ocorridos nos séculos XIV e XV, com muitos artefatos fabricados na China e moedas do século XII e XIII. O local era parte da Rota da Seda no Mar Leste do Vietnã para descanso. Eles acham que estas descobertas ajudariam a encontrar elementos para o esclarecimento da cultura, história e economia daquele país.

Num seminário realizado no Vietnã, foram apresentados 500 relatórios sobre os temas que envolvem a Idade da Pedra, a Idade do Metal, e história das culturas do Cham Pa e Oc Eo. Espera-se que ajudem a conhecer melhor o que ocorreu naquela parte do Sudeste Asiático, desde a antiguidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: