Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Entrevista da Senadora Ana Amélia Para Eu & Fim de Semana

1 de outubro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , , ,

Conheci Ana Amélia como jornalista, muito interessada em assuntos relacionados com o agrobusiness e o relacionamento do Brasil com a Ásia, e tive o privilégio de ser entrevistado por ela em diversas ocasiões, quando mostrava sua competência e simpatia. Agora, ela desponta tardiamente, em minha opinião particular, sendo reconhecida com uma política capaz de conversar com os mais variados segmentos políticos, ainda que mantendo suas convicções. A entrevista que concedeu para Paulo Totti, publicado no suplemento Eu & Fim de Semana, do Valor Econômico, reflete parte de sua importância no cenário nacional.

Ela pertence ao PP – Partido Progressista, mas faz questão de mostrar que o do seu Estado, o Rio Grande do Sul, nada tem em comum com o de São Paulo. Nascida no meio rural, hoje é uma das mais competentes defendendo alguns aspectos importantes da chamada Bancada Ruralista, sem suas posições extremadas. Com sua competência, conseguiu os avanços do novo Código Florestal, dentro do acordo possível entre o governo e a oposição.

Plenário do Senado

Senadora Ana Amélia

Ela mora há muito tempo em Brasília, mas sempre manteve um contato com o Rio Grande do Sul por intermédio da televisão, rádio e jornais. Como uma boa jornalista, sempre teve acesso às melhores fontes, conhecendo como poucos tanto os políticos como o complexo funcionamento da Capital. Decidiu tardiamente ingressar na política, e conseguiu uma votação expressiva.

Mesmo sendo conservadora, consegue manter bons relacionamentos com todas as correntes, tanto que está apoiando para a prefeitura de Porto Alegre Manuela D’Avila, do PC do B, que considera uma potencial política que restabelecerá a presença do Rio Grande do Sul no cenário político nacional.

Ninguém resiste às suas colocações e lógicas, baseadas em fatos que conhece profundamente, notadamente sobre a realidade do meio rural. Complementada pela rara inteligência, simpatia e facilidade de relacionamento com todos. A sua modéstia é tanta que aposta nos jovens que ainda terão destaque no futuro político do Brasil.

Compartilho com ela a convicção da relevância do meio rural brasileiro que já provou ter todas as condições para continuar aumentando a sua importância no abastecimento mundial, contribuindo para a melhoria da economia brasileira, bem como a distribuição de renda no país.

Se o Brasil contasse com mais algumas Ana Amélias, certamente aceleraríamos o desenvolvimento econômico, político e social do país, contribuindo para o mundo globalizado. Os que desejarem a integra da entrevista para o Eu & Fim de Semana, podem acessar: http://www.valor.com.br/cultura/2847730/onde-estao-os-gauchos e os que desejarem saber da sua atuação como senadora acessem: http://www.senado.gov.br/senadores/senador/anaamelia/default.asp



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: