Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Significativo Aumento da Imprensa Digital

19 de outubro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , | 2 Comentários »

Para alegria daqueles que residem e trabalham fora dos grandes centros mundiais, está se acelerando o aumento de publicações que se tornam disponíveis on time pelos meios eletrônicos de comunicação social. O transporte de jornais e revistas, mesmo com a melhoria da aviação, ainda apresentava lamentáveis defasagens para leitores situados no Brasil. Como exemplos relevantes, a importante revista norte-americana Newsweek anunciou que passará a trabalhar somente com a sua edição digital. E agora, a Insight Digital Weekly Magazine, em inglês, do Japan Times, fica disponível pela internet.

Sem títuloKazu

Já vínhamos utilizando o Highlighting Japan, que o governo japonês coloca à disposição mensalmente aos seus leitores em todo o mundo pela internet, cobrindo temas interessantes relacionados com o Japão. Como o Insight é semanal, ficam enriquecida as fontes que podem ser utilizadas, cobrindo temas como o turismo, negócios, alimentação, entretimentos e editoriais.

Neste primeiro número em inglês, correspondente a esta semana de outubro, há uma listagem dos cursos de classe internacional que podem ser feitos no Japão. Como o Japan Today é lido por um público que domina a língua inglesa, todo o seu corpo editorial é de jornalistas que possuem como idioma nativo o inglês.

Mas também se cobre assuntos relacionados com as termas que são muito apreciadas no Japão, e neste artigo refere-se ao famoso Shuzenji, próximo a Hakone. Mas também está atualizado, como no artigo referente à África que está sendo considerada a bola da vez, do ponto de vista de desenvolvimento econômico.

Um especialista escreve sobre os trabalhos de uma agência baseada em Yokohama, que cuida do desenho e implementação de um projeto de web altamente interativo. Listam-se inúmeras escolas, desde as pré-escolares internacionais na área metropolitana de Tóquio, que cobrem as necessidades de estudantes do mundo crescentemente globalizado, chegando-se até ao nível colegial.

Discute-se a alimentação que é oferecida nas escolas japonesas e no mundo, pois há hoje uma preocupação com a obesidade que está atingindo os mais jovens. Cobre-se também o festival de cinema internacional de Tóquio, como opiniões formuladas sobre os acidentes de Fukushima, ou a política monetária japonesa.

Portanto, pode-se afirmar que muitos interessados em assuntos relacionados com o Japão, no seu contexto mundial, acabam sendo beneficiados por publicações semanais desta natureza, que são facilmente acessadas pela internet.


2 Comentários para “Significativo Aumento da Imprensa Digital”

  1. Tiklos
    1  escreveu às 23:13 em 21 de outubro de 2012:

    Noto que os periódicos estrangeiros destacam vários assuntos, dando ênfase a educação e cultura. Pena que os jornais e revistas brasileiras não se interessam tento pelos assuntos, preferindo mostrar desfiles de moda e eventos tupiniquins que nada trazem de benefícios aos brasileiros. Será uma questão cultural?

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 09:14 em 22 de outubro de 2012:

    Caro Tiklos,

    Existem revistas de todos os tipos nos mais variados países. Em alguns países o noticiário internacional não costuma ser tão frequente como no Brasil, que tem um relacionamento externo importante. Muitas revistas estrangeiras também cuidam de coisas banais, mas existem muitas de elevado conteunodo cultural, assim como no Brasil que está contando com muitos de padrão internacional. As preocupações com aspectos educacionais, de pesquisas, bem como culturais estão ficando disponíveis internacionalmente, e alguns idiomais como o português e japonês são de uso restrito, não facilitando a comunicação com o resto do mundo, onde ainda predomina o inglês.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: