Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Bons Indícios Para os Apreciadores de Chocolate

22 de novembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, webtown | Tags: , ,

Uma curiosa notícia foi divulgada pelo China Daily, na sua versão para os Estados Unidos, e pode alegrar os apreciadores de chocolate, que são muitos. Informa que o prestigioso New England Journal of Medicine publicou uma correlação seguramente espúria, que o consumo de chocolate anual per capita num país encontra correspondência com o seu número de Prêmios Nobel. O mais provável é que isto tenha alguma correlação com o nível de renda, que proporciona melhores condições para as pesquisas, pois não há possibilidade de qualquer casualidade entre os dados citados, como advertido pelo seu autor. Os consumos mais elevados de chocolate são dos suíços, seguido pelos suecos e dinamarqueses, sendo que os norte-americanos ficam no nível intermediário.

O artigo alerta que o tipo de chocolate que pode ser considerado favorável à saúde é o escuro, que contem menos açúcar e pode favorecer o cérebro, o coração e até mesmo ajudar a reduzir o excesso de peso. As pesquisas confiáveis relacionam os flavonoides, um tipo de antioxidante presente no cacau e no vinho, com os melhores resultados em testes cognitivos. O autor da análise foi Franz Messerli, que dirige o programa de hipertensão do St. Luke’s Roosevelt Hospital, de Nova York, que informa que o estudo foi feito como passatempo, quando ele se encontrava num hotel em Kathmandu, e os resultados o surpreenderam, apesar de não poder ser levado a sério.

chocolate-liquiddark-chocolatedarkchocolate1

Chocolate escuro é considerado benéfico à saúde

Um chocolate de leite apreciado por muitos consumidores é considerado como dos mais inconvenientes para a saúde pelo seu elevado teor de açúcar.

O artigo do China Daily cita diversas outras correlações espúrias, como as que relacionam a quantidade de cegonhas na Europa com os nascimentos de crianças, ou as manchas solares ligados com os suicídios.

Na realidade, muitos pesquisadores menos cuidadosos utilizam estas correlações espúrias como descobertas científicas, inclusive na área das ciências sociais, como a economia. É preciso que exista uma teoria que relacione as variáveis, devendo se tomar a devida precaução com o uso dos instrumentos estatísticos.

É importante ter a consciência que não existe nenhum teste estatístico sério que afirme que umas hipóteses encontram respaldo nos dados que refletem uma realidade. O máximo que se pode afirmar é que os dados não rejeitam as hipóteses, mas sempre podem aparecer explicações melhores.

Tudo isto exige que os verdadeiros cientistas sejam humildes, sem se considerarem donos da verdade, mesmo que tenham encontrado algumas relações, que podem ser espúrias.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: