Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Importância dos Chineses Residentes no Exterior

6 de novembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , ,

Tenho insistido na importância econômica e política dos chineses residentes no exterior, que continuam mantendo vínculos com a região de onde emigraram da China. O caso do grande empresário Djuhar Sutanto (muitos adotaram nomes locais em alguns países do Sudeste Asiático) é exemplar, considerado o mais importante da Indonésia e chairman do grupo Salim, cujo nome chinês é Liem Oen Kian. Está sendo objeto de um artigo do jornal econômico japonês Nikkei. Quando Xi Jinping, que deve assumir a presidência da China nos próximos meses, foi designado em 1990 secretário do Parido Comunista de Fuzhou, uma das regiões mais pobres do país, na Província de Fujian, Liem Oen Kian tornou-se quase seu pai, tendo-o ajudado como um ancião, nos seus projetos.

Ele ajudou a promover a Zona Especial de Fuzhou convidando empresas estrangeiras a lá se instalarem, além dele mesmo se tornar um grande empresário imobiliário na China. Veio mantendo um contato intimo com Xi Jinping, e suas fotos com ele estão sendo divulgadas pelo grupo Salim. No costume chinês, aparecer de mãos dadas simboliza uma relação de pai e filho.

clip_image001

Xi Jinpin e Djuhar Sutanto

Da mesma cidade era Sudono Salim (Liem Sioe Liong), que fundou o grupo Salim que ganhou importância na Indonésia durante as três décadas de comando do Suharto. Ele também ajudou Xi Jinping no projeto da Zona Especial de Fuzhou, que se tornou um sucesso. O escritório austero de Liem Oen Kian está decorado com fotos com Ziang Zemin, Yang Shangkun, Zhu Roengji e Li Peng, todos que ocuparam posições de destaque no comando da China.

Xi Jinping continuou com a sua ascensão política, assumindo posições chaves nas províncias de Fujian, Zheijiang e depois em Xangai. Ele sempre contou com o suporte dos anciãos que conheceu através de Liem. Ele foi considerado este ano como o quarto em fortuna entre os chineses residentes no exterior.

Estes chineses bem sucedidos economicamente no exterior mantêm seus vínculos com os líderes políticos da China, e estas conexões recíprocas são de grande importância naquele país, pois ajudam a estabelecer os relacionamentos com o exterior, bem como com as autoridades.

Sendo a China ainda um país fortemente influenciado pelo Estado, sem estes relacionamentos os grupos estrangeiros não conseguem caminhos fáceis para os seus desenvolvimentos.

Para os líderes mais jovens como Xi Jinping estes relacionamentos com os chineses do exterior acabam sendo importantes. Tanto que por recomendação do ex-presidente Jiang Zemin, ele procurou os conselhos do ex-primeiro-ministro de Cingapura, Lee Kuan Yew, considerado como um dos mais importantes líderes políticos no Sudeste Asiático.

Muitos analistas que tendem a considerar a China de forma isolada podem estar cometendo equívocos, pois o que vem se observando é que muitos chineses residentes em todo o mundo, bem como os seus descendentes, ainda mantêm importantes vínculos com a mãe Pátria.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: