Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Notícias da China com Preocupações Militares

5 de novembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , ,

Já noticiamos, como a maioria da imprensa internacional, sobre a iminente mudança do comando político da China do atual presidente Hu Jintao para Xi Jinping, que tem um rito e um timing específico. No 18º Congresso do Partido Comunista Chinês neste mês de Novembro, Xi Jinping seria nomeado secretário-geral do Partido e confirmado presidente nos primeiros meses de 2013, assumindo plenamente o poder nos primeiros meses do próximo ano. Agora surge um artigo de Trefor Moss no site do The Diplomat, baseado na noticia do Duowei News (considerado o ponta de lança das notícias sobre a China) da semana passada, informando que a transição será mais cautelosa que a usual, ainda que haja precedentes neste procedimento. O atual presidente Hu Jintao continuaria como comandante em chefe militar por mais dois anos, continuando Xi Jinping como vice-presidente da Comissão Militar Central.

O artigo informa que já houve precedentes deste tipo, quando Deng Xiaping se manteve por um período como comandante em chefe militar. Também o ex-presidente Jiang Zemin prosseguiu por dois anos como presidente da Comissão Militar Central. Tudo indica que a aguda preocupação militar atual, notadamente com os conflitos com o Japão, seria a causa fundamental desta posição.

The-Chinese-president-Hu--007CINA_(f)_0828_-_Xi_Jinping

Hu Jintao                                                                 Xi Jinping

Este cronograma peculiar pode ter os seus benefícios. Xi Jinping deverá contar com inúmeras tarefas de reformas da China no início do seu mandato. Deixando as questões militares com Hu Jintao, estaria aliviado das preocupações crescentes das tensões no Mar da China, tanto com o Japão como com os confrontos com os Estados Unidos e seus aliados, segundo o artigo.

Neste período de dois anos, a China pode enfrentar alguns problemas que acabarão exigindo uma coordenação adequada entre os dois líderes do país, um encarregado dos assuntos políticos e econômicos, e outro dos assuntos militares. Os problemas militares atuais estão sendo considerados os mais graves depois da guerra do Vietnã.

Há analistas que consideram que a questão militar está sendo considerada de grande gravidade, a ponto da transição do seu comando ficar mais fácil de ser administrado com o mecanismo que está sendo adotado. Os líderes chineses estariam evitando linhas cruzadas de comando neste momento.

O artigo publicado pelo The Diplomat afirma que num eventual agravamento das relações da China com o Japão, estes problemas ficariam sob a responsabilidade de Hu Jintao, evitando o desgaste de Xi Jinping que seria uma figura em ascensão no poder do país.

Em qualquer hipótese, tudo indica que os chineses estão preocupados com os aumentos das tensões militares internacionais que podem se agravar na eventualidade da eleição de Mitt Romney nos Estados Unidos, que poderia levar a uma nova situação semelhante com a Guerra Fria como a que ocorreu com a antiga URSS.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: