Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Problemas de Desenvolvimento que Antecedem os Demais

6 de novembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , ,

Muitas contribuições de estudos setoriais estão se acumulando no Brasil, o que sempre é fundamental, mas tudo indica que o país ainda enfrenta algumas dificuldades que as antecedem, tanto que a economia local não vem conseguindo alcançar uma eficiência desejável no seu processo de desenvolvimento. Com o quadro das restrições que existem em todas as economias, a maioria dos analistas acaba com a opinião que o Brasil está conseguindo um desempenho abaixo das suas potencialidades e expectativas existentes. Isto não se deve somente ao Executivo, mas parece envolver o engajamento de toda a sociedade brasileira, com destaque para o seu setor privado.

Sendo um país tropical com abundância relativa de recursos naturais, contando com uma população miscigenada de diversas etnias e culturas que lhe proporciona criatividade, não parece capaz de pensar nas suas necessidades coletivas de longo prazo. Como poucos brasileiros são pressionados por agudos problemas de sua sobrevivência, não tendo passado por graves problemas como das guerras ou invernos rigorosos, sua capacidade de reservar parte da sua produção para atender as necessidades de longo prazo parece relativamente baixa. Aparenta premente que se tomem medidas que proporcionem programas alternativos que elevem a sua capacidade de poupança, educação e pesquisas capazes de aumentar os seus investimentos, gerando cenários de longo prazo, comparáveis com os seus principais concorrentes internacionais. Há que se oferecer uma visão do fluxo dos benefícios futuros, comparáveis com as vantagens do consumo presente.

VISITA~1

Tudo indica que há necessidade de treinamento nas considerações sistêmicas, de tal forma que os projetos ou programas setoriais tenham a clara visão do seu impacto em todos os demais setores, bem como atendimento de condições que são fornecidas por outras áreas. A exagerada especialização parece ter reduzido a capacidade de pensar de forma humanística de uma parte da sociedade brasileira, sob todos os ângulos que afetam os seres humanos, bem como ter a clara consciência de que dependem do que deve ser provido por outros setores. Mesmo existindo algumas variáveis que possam ser consideradas estratégicas, existem fatores que favorecem ou dificultam as soluções de muitos dos problemas. Não se persegue somente o desenvolvimento material, mas existem aspirações como o de melhor distribuição dos benefícios, bem como liberdade política, além da preservação do meio ambiente e atendimento das necessidades sociais, que necessitam ser avaliados em seu conjunto.

Muitos observam que a capacidade de gestão dos brasileiros, tanto no setor público como no setor privado, está abaixo do que se tem obtido em muitas economias e sociedades concorrentes. Além da consciência de que qualquer dos projetos ou programas depende da adesão de outros setores, há que se prepararem os recursos humanos para a liderança destas iniciativas, com a capacidade para antever as dificuldades que serão enfrentadas no futuro. Ainda que eles sejam tecnicamente adequados é preciso ter a consciência que num regime democrático depende-se fortemente de uma maioria política que dê respaldo a estes programas.

Utilizando toda a sua capacidade de galvanização da opinião pública, o governo necessita ter um discurso político capaz de organizar uma base parlamentar que lhe proporcione o adequado respaldo, estruturando os diversos programas setoriais e regionais, considerando a realidade de uma federação.

No mundo globalizado com grandes dificuldades, há que se cuidar de angariar parcerias estratégicas que proporcionem benefícios comuns com outros povos, mesmo num cenário de grandes e rápidas mudanças. O Brasil conta com muitas condições para serem negociadas com outros parceiros, para atender as suas necessidades mais cruciais.

Sem um esboço organizado de uma estratégia razoável, que tenha a flexibilidade para as mudanças indispensáveis, parece que todos os esforços acabarão sendo maiores dos que os possíveis. O fato concreto é que a sociedade parece necessitar da consciência que está se fazendo o máximo dentro das disponibilidades dos recursos, tanto econômicos, financeiros, humanos e políticos, cortando o máximo dos desperdícios sempre existentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: