Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento de Exercícios Físicos dos Brasileiros

26 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Ainda que os dados estatísticos disponíveis mostrem que a obesidade está aumentando entre os brasileiros, os mesmos mostram que ainda estão abaixo dos encontrados nos países chamados desenvolvidos. De outro lado, constata-se facilmente que os exercícios físicos que estão sendo praticados pela população local aumentam sensivelmente, pelo que se comprova pela multiplicação recente das academias de ginástica em todos os recantos das grandes cidades como São Paulo, além dos que são exercidos nos parques públicos que estão se multiplicando. Os praticantes de ciclismo, mesmo ainda contar com toda a infraestrutura desejável está se multiplicando.

Nota-se que estas atividades, além de prazerosas, estão incentivando mais relacionamentos pessoais, estimulando os praticantes. Os médicos informam que estes exercícios liberam no cérebro substâncias que ajudam a manter as pessoas mais otimistas, auxiliando também no aspecto psicológico, notadamente para os idosos que tendem a enfrentar dificuldades que podem induzi-los à depressão.

images01imagesCA9EBOOB

As informações divulgadas pelos especialistas no assunto mostram que as calorias consumidas nestes exercícios físicos não são suficientes para a redução dos pesos dos seus praticantes, pois muitos são repostos com bebidas energéticas e altamente calóricas. As alimentações, mesmo estejam melhorando, ainda são bastante calóricas, e as mudanças de hábitos neste setor são de grande complexidade.

Tudo indica que o ganho de peso está mais relacionado com a alimentação, ainda que os exercícios físicos também ajudem de diversos pontos de vista. As alimentações devem ser balanceadas, com o controle das calorias que estão sendo consumidas.

Estes hábitos são estabelecidos ao longo da vida, e as crianças que estão utilizando muito do chamado “junk food”, notadamente diante da televisão, com um mínimo de exercícios físicos, acabam estabelecendo estes costumes que são sempre difíceis de serem alterados.

Evidentemente, existem especialistas que estão orientando muitas pessoas a balancearem os gastos físicos com as alimentações. Por mais calorias que sejam consumidas fisicamente, com o exagero da ingestão de alimentos, parece difícil conseguir o peso adequado. Não parece existir uma alternativa a um controle adequado para a alimentação.

Hoje, se dispõe no mercado de muitos alimentos saudáveis que proporcionam todos os componentes indispensáveis para o corpo humano, e os sabores e as qualidades dos mesmos estão melhorando sensivelmente. Existe possibilidade de saciedade com os mesmo, de forma prazerosa, não implicando em nenhum sacrifício.

Carnes menos gordurosas, principalmente branca, com acentuada preferência para os peixes, costumam ser recomendados. Os legumes e verduras atendem à grande maioria das preferências, e algumas frutas, ainda que contenha bastante açúcar, consumida in natura, são consideradas como de mais fácil absorção pelo corpo humano.

Hoje, dispõe-se de tudo que é necessário para manter o peso sob controle: orientação especializada, tanto na alimentação como nos exercícios, os produtos indispensáveis para tanto na qualidade e preferência de sabor. Nos poucos casos extremos, existem orientações médicas adequadas.

Como na maioria dos casos, tudo indica que prevenir é melhor que remediar, e muitos já aderiam às tendências mais saudáveis, sendo fácil notar rapidamente as vantagens. Estamos avançando rapidamente, e temos que chegar aos limites dos que chegaram ao desenvolvimento. Afinal, a melhoria econômica é para melhorar a qualidade de vida, por mais tempo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: