Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Expressiva Elevação das Atividades Culturais

28 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , , ,

Mesmo sem se socorrer das rotineiras retrospectivas, parece evidente que as atividades culturas vieram se elevando nos últimos anos no Brasil. As preferências do público são diferenciadas, como devem ser, mas todos notam o aumento de apresentações teatrais, ainda que na maioria de curtas temporadas, mostrando que o público não consolidou o hábito de frequentá-las, ou a qualidade de algumas não permitem longas permanências em cartaz. Muitos espetáculos ainda estão ligados aos considerados mais conhecidos pelas participações nas televisões, que continuam sendo os principais atrativos, mesmo que as chamadas novelas não agradem a todos, principalmente aos mais exigentes, mas é uma realidade.

Os que apreciam a música clássica observam que se multiplicaram as orquestras em todo o país, ainda que as mais expressivas como a OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo contem com local próprio para a sua apresentação com a Sala São Paulo, que sofre com a deterioração dos seus arredores. As presenças de estrelas internacionais vêm mantendo um profícuo intercâmbio, ainda que os patrocínios pareçam estar se reduzindo, e as vaidades pessoais sempre prejudiquem atividades artísticas. Mas muitas outras orquestras lutam para se firmar, nas mais variadas regiões do país, devendo merecer estímulos.

classica-600

A maestrina Marin Alsop regendo a Osesp

A crise parece estar afetando o mundo, e muitos artistas de prestígio, alguns mais veteranos, comparecem a eventos no Brasil, e seus preços ainda são considerados elevados, havendo casos em que o público ficou abaixo das expectativas. Mas novos artistas brasileiros e muitos veteranos ainda fazem sucesso, mesmo que não possa ser comparado com o período áureo da bossa nova, ou do período autoritário. Parece que as restrições que existiam eram desafios que foram aceitos por muitos, permitindo o afloramento de suas criatividades.

Instituições tradicionais também estão ajudando no intercâmbio de consagrados artistas ou movimento, e a apresentação do Impressionismo pelo Centro Cultural Banco do Brasil atraiu um grande público, formando filas. O Senac continua ativo em diversas de suas unidades, e a Bienal, ainda que considerada recuperada, acabou sem um grande público.

Anuncia-se para o próximo ano a adoção do Vale Cultura, que deve ajudar na maior frequência de muitos espetáculos. Mas, para um país emergente como o Brasil, este primeiro aumento da quantidade certamente gerará uma melhoria mais sensível de sua qualidade. Os meios de comunicação estão ajudando a divulgar o que vai pelo mundo, e sente-se o efeito da desaceleração econômica, mas no Brasil, as atividades culturais podem ser avaliadas que estão em sensível ascensão, mesmo com todas as suas limitações.

O desejável é que nem tudo ficasse na dependência da Lei Rouanet e alguns patrocínios como das estatais, o que parece continuar ocorrendo na área da cinematografia, pois acaba dando a impressão de que decorrem daqueles que possuem melhores lobbies para conseguir estes recursos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: